CADEIRAS

Eduardo Gonçalves Ribeiro - Cadeira 15
Eduardo Gonçalves Ribeiro - Cadeira 15
Eduardo Ribeiro, maranhense de nascimento, governador do Estado entre 1892 e 1896. Seu período de governo coincidiu com o auge da prosperidade econômica e cultural da Cidade, frutos da fortuna da borracha, uma época em que sonhos e projetos grandiosos faziam parte do cotidiano.
Um homem culto, engenhoso e intimamente ligado à vida política, Eduardo Ribeiro foi “escolhido pelo destino para transformar a pequena e sonolenta cidade amazônica em metrópole moderna e audaciosa”. Sua primeira - e correta - providência foi mandar elaborar um plano diretor urbanístico para coordenar e ordenar o crescimento da cidade. Com os cofres públicos fornecendo os volumosos recursos necessários para a contratação no exterior de mão de obra especializada (arquitetos, engenheiros, artistas e até mesmo operários) e para a importação de materiais de construção (ferro pré-moldado, tijolos, cimento, peças decorativas), a cidade começava a se transformar. Igarapés e colinas cediam lugar a ruas e avenidas devidamente arborizadas e ajardinadas. Nelas surgiam prédios públicos e particulares de rara beleza e harmonia. A energia era gerada pela iluminação pública, transporte urbano e residências. O abastecimento d'água e o saneamento eram impecáveis.


Selecione abaixo a cadeira para mais detalhes
Cadeira 28
Gilberto de Mello Freyre, foi um polímata brasileiro. Como escritor, dedicou-se à ensaística da interpretação do Brasil sob ângulos da sociologia, antropologia e história. Foi também jornalista, autor de ficção, poeta e pintor.
Acessar
Cadeira 13
Acessar
Cadeira 33
Beto Carrero, nome artístico de João Batista Sérgio Murad, foi um artista e empresário brasileiro, idealizador do parque que leva seu nome, Beto Carrero World, no município de Penha, no litoral norte do estado de Santa Catarina. WikipédiaNascimento: 9 de setembro de 193...
Acessar