NOTÍCIAS

30 DE ABRIL - DIA DO PROFISSIONAL DE EVENTOS VOLTAR PARA NOTÍCIAS

Data: 2015

Dia do Profissional de Eventos será em 30 de abril

 

No próximo dia 30 de abril comemora-se, no Brasil, o Dia do Profissional de Eventos. Oficializada por intermédio de Lei proposta pela Deputada Estadual Célia Leão, em São Paulo, a data é comemorada em todo o país desde 2014 e foi escolhida por ser o dia do aniversário do precursor e responsável pela iniciativa de realização dos grandes eventos no Brasil, Caio de Alcântara Machado.

Em 2015, em ação conjunta da Academia Brasileira de Eventos e Turismo e do For/Eventos – Fórum Permanente do Setor de Eventos, todo o setor está mobilizado em campanha para a comemoração do dia 30 de abril, por meio da divulgação do banner da campanha e de publicações com a hashtag #DiadoProfissionalEventos15, pelas redes sociais.

 

“Este ano temos a satisfação de comemorar duas datas de suma importância para o setor de eventos e o Dia do Profissional de Eventos fecha a ação que chamamos de Quinzena dos Eventos. Uma criação que só poderia ser da nossa Academia Brasileira de Eventos e Turismo e que hoje propagamos para ser a data nacional. Por isso o apoio do For/Eventos​ a esta iniciativa”, afirma a coordenadora geral do For/Eventos, conselheira permanente da AMPRO – Associação de Marketing Promocional e diretora da Academia Brasileira de Eventos e Turismo, Elza Tsumori.

 

O Dia do Profissional de Eventos foi uma iniciativa da Academia, com apoio de entidades que compõem o Fórum Permanente do Setor de Eventos. Homenageia todos os profissionais que contribuem para o crescimento do setor que, atualmente, movimenta mais de R$ 209 bilhões anuais, representa 4,32% do PIB e gera 7,5 milhões de empregos diretos, terceirizados e indiretos, segundo último levantamento ABEOC/Sebrae.

 

O dia 30 de abril encerra, neste ano, a Quinzena da Indústria de Eventos, que teve início no último dia 16 com a comemoração do Dia da Indústria de Eventos, a primeira edição mundial do North American Meetings Industry Day (NAMID), criado e organizado nos EUA pela Meeting Mean Business (MMB) e estendido para  países como Canadá, México e América Latina.

 

Sobre a Academia

Iniciativa inédita no Brasil, a Academia Brasileira de Eventos e Turismo foi inaugurada em fevereiro 2006, trazendo, por meio de ações inéditas e programadas, a integração de esforços para a implementação do setor a nível nacional e internacional, de forma a evidenciar e prestigiar seu crescimento e competências de maneira sustentável e ética. O Colégio Acadêmico prevê a composição de 40 acadêmicos nacionais efetivos e perpétuos, e à semelhança de outras Academias no Brasil e no mundo, seu quadro é constituído hoje por 37 profissionais notórios de todos os segmentos que compõem a cadeia produtiva deste setor da economia. Entre suas principais ações, em 2011 instituiu o Dia do Profissional de Eventos, comemorado desde 2013, oficialmente, todo dia 30 de abril, bem como a Biblioteca Nacional de Eventos, em vias de abertura. Outros detalhes:

http://www.academiaeventosturismo.org.br

 

Sobre o For/Eventos

O Fórum  Permanente do Setor de Eventos – For/Eventos é uma instância de discussão e articulação estratégica de caráter permanente que tem por finalidade o reconhecimento e o fortalecimento econômico, social e político do setor junto aos mercados, à sociedade civil e às esferas governamentais. Foi criado em julho de 2011 para discutir assuntos de interesse comum do mercado de eventos e, com a integração das entidades da área, conseguir um desenvolvimento mais organizado do mercado. As entidades participantes do For/Eventos representam cerca de 4.000 empresas, com geração de mais de 5,1 milhões de empregos diretos e indiretos. Atualmente, é composto por 17 associações de representatividade nacional:  ABEOC – Associação Brasileira de Empresas de Eventos , Academia Brasileira de Eventos e Turismo, ABIH – Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, Abrace – Associação Brasileira das Montadoras e Locadoras de Estande, Abraccef - , Abrafec – Associação Brasileira dos Fornecedores de Eventos Corporativos, Alagev – Associação Latino Americana de Gestores de Eventos e Viagens Corporativas, Ampro – Associação de Marketing Promocional, BITO – Brazilian Incoming Travel Organization, CBC&VB – Confederação Brasileira de Conventions & Visitors Bureaux, Eventpool – Associação de Agências de Turismo e Operadoras de Eventos, FBHA – Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação, IFEA – International Festival & Events Association, MPI Brazil – Meeting Professionals International, Resorts Brasil, SKAL Internacional Brasil, SPC&VB – São Paulo Convention & Visitors Bureau

 

Informações à Imprensa

CBS Comunicação

Camila Barini

Camila@cbscom.jor.br

(11) 4933-0655/ 98478-3776 – WhatsAPP

Skype: cbscom