Artigos

A importância da realização de eventos corporativos para o Turismo.

De vez em quando escuto, em reuniões de relacionamento que procuro fazer com frequência, que os eventos estão mortos; que as pessoas não tem mais tempo para sair da empresa e ir ao encontro de outras; que o ócio é um sonho dos anos 60 e que se trabalha muito mais que naquela época; e que, com a tecnologia digital e os milhares de softwares disponíveis no mercado, hoje dá para resolver todos os relacionamentos por meio dos recursos digitais.

Eventos,a força que move o Turismo

A atividade turística na atualidade pode, sem dúvida, ser considerada um dos eixos mais importantes para a sustentabilidade socioeconômica de um destino. Dentro do setor de turismo no Brasil, o Segmento de Eventos é o que mais gera emprego e renda. Pesquisas nacionais e internacionais apontam a sua pujança e contribuição para a expansão das oportunidades de trabalho e melhoria da distribuição de renda local.

A hora e a vez dos eventos no Brasil

Chegamos ao fim de mais um semestre e com ele um fim de ano repleto de boas expectativas. Assim como prevíamos, tivemos meses excelentes nesses últimos seis meses, apesar da crise e da instabilidade política que o nosso país atravessa. Um estudo realizado com mais de 2,7 mil empresas do setor pelo Sebrae Nacional e Associação Brasileira de Empresas de Eventos (ABEOC), aponta movimentação superior a R$ 209,2 bilhões ao ano, motivo pelo qual o Brasil segue crescendo a passos largos.

Eventos de turismo e turismo de eventos

Afinal, o que vem a ser evento? O ser humano é, por natureza, gregário e social. Daí, por consequência, as diversas reuniões, seja no âmbito familiar, seja no trabalho, seja, enfim, nas promoções feitas com finalidade as mais diversas, inclusive de network, estas geratrizes de negócios no âmbito da da economia, usual na seara do turismo.

Marketing compartilhado no Turismo

Vários especialistas já escreveram sobre este tema, mas o que quero neste artigo é conciliar o conceito com uma experiência bem sucedida sobre o Marketing Compartilhado na Promoção de um Destino Turístico. Não pretendo explorar o tema academicamente pois isso já foi muito bem feito pelo Prof. Mario Beni e outros especialistas no assunto.