A Academia Brasileira de Eventos e Turismo certifica, no próximo dia 27 de outubro, em São Paulo, a primeira turma de universitários participantes do seu Projeto Educacional, que incentiva a qualificação nos mercados de feiras e eventos por meio de estágios monitorados no Brasil e no Exterior. Participam do Projeto alunos dos cursos de Turismo,Eventos, Administração, Comunicação Social, Relações Públicas e Relações Internacionais das faculdades ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing,FGV/SP – Fundação Getúlio Vargas, SENAC, Anhembi Morumbi e FAAP – Fundação Armando Álvares Penteado.
Este semestre, uma turma formada por quatro alunos selecionados entre 14 indicados pela ESPM, SENAC, Anhembi Morumbi e FAAP concluiu um mês de estágio em promotoras, montadoras e pavilhões na capital paulista – APAS, APCD, Couromoda ,Francal, Laço, Cas Stands, Estrutural, Hotma, Expo Center Norte e Transamérica Expo Center – e 14 dias de visitas técnicas monitoradas em dois grandes espaços para eventos em Portugal – Exponor – e na Alemanha – Messe Dusseldorf. O projeto é considerado inédito no setor, por ser o primeiro a estimular a integração da universidade com o mercado nacional e internacional.
“O Projeto Educacional da Academia atende a uma necessidade urgente de uma complementariedade e sinergia entre o mercado e a universidade. Seu objetivo é unir os dois e preencher o vácuo que ainda existe no sistema educacional brasileiro”, afirmou o Acadêmico e diretor da Academia, Sergio Junqueira Arantes. “Com o crescimento das Feiras e Eventos baseado em profissionais qualificados, todos saem ganhando, os transportadores, a hotelaria em todos os níveis, A&B, entretenimento etc”, complementa o diretor de Comunicação da Academia, Ibrahim Georges Tahtouh.
Para a formação da primeira turma, os universitários indicados pelas instituições passaram por uma comissão julgadora, formada por especialistas em eventos membros da Academia, que analisou currículos, redações e entrevistou individualmente cada candidato. “Tivemos excelentes candidatos, a escolha foi difícil, mas selecionamos aqueles que puderam, nesta primeira edição,representar o Brasil e suas faculdades num conhecimento mais profundo sobre eventos, turismo e feiras de um modo geral”, disse o Acadêmico e sócio-diretor da Promovisão, Romano Pansera.
“A oportunidade para que universitários conheçam o mercado brasileiro e o internacional em um mesmo programa é única, porque, além dos estágios e visitas fora do país, para cada grupo de alunos é eleito um Mentory pela Academia, que fará o acompanhamento desses profissionais ao longo do tempo. Isso é mais um diferencial”, afirma o presidente da Academia Brasileira de Eventos e Turismo, Sergio Pasqualin. A proposta para 2016 é que 40 alunos participem das inscrições ao Projeto, ou seja, oito por instituição, ainda no primeiro semestre. O próximo programa de estágios e visitas técnicas está previsto para os meses de janeiro de 2016, em São Paulo, e fevereiro, no exterior.
O Projeto Educacional da Academia conta com patrocínio de um grupo de empresas ligadas aos setores de feiras e eventos, que acreditam na importância da educação e do aprimoramento profissional para o desenvolvimento do mercado: Alphaplug, Apas, AS Eventos, Beauty Fair, CAS Stands, CBM, Couromoda, Engeve, Francal, GL Events, Informa (BTS), Laço, Messe Dusseldorf, Fundação Faculdade de Medicina – FFM, Spectrus, Stillos e VM Comunicação.
Homenagem – Além da certificação dos alunos, o evento do dia 27, que acontece no Expo Center Norte,homenageia também o publicitário Nizan Guanaes com a Medalha do Mérito Acadêmico, tradicional outorga oferecida pela Academia a profissionais relevantes junto ao setor da comunicação, aos eventos e turismo brasileiros.Sócio-fundador do Grupo ABC, holding brasileira composta por 14 empresas nas áreas de publicidade, serviços especializados em marketing, conteúdo e entretenimento, Nizan Guanaes foi nomeado um dos cinco brasileiros mais influentes pelo Financial Times, é um dos 21 influenciadores globais sobre mídia e marketing de acordo com a Advertising Age e uma das “100 pessoas mais criativas nos negócios” segundo a revista Fast Company.
O encontro será destinado a representantes convidados dos mercados de comunicação, feiras e eventos.