Cadeiras Nacionais

FRANCISCO MATARAZZO SOBRINHO (CICCILLO MATARAZZO) – CADEIRA 01

FRANCISCO MATARAZZO SOBRINHO – CADEIRA 01

Uma das principais personagens da história da cultura brasileira do século XX, Francisco Matarazzo Sobrinho, o Ciccillo, nasceu em São Paulo, em 1898. Grande industrial da época, em 1945 Ciccillo consolida…
MODESTO MASTROROSA – CADEIRA 02

MODESTO MASTROROSA – CADEIRA 02

O fundador da ABAV/SP era um pioneiro e um dos agentes de viagens da mais autêntica “velha guarda”. Antes de ter sua própria empresa, trabalhou na Breda e na Exprinter, em São Paulo, quando realmente descobriu as possibilidades do turismo…
LOURENÇO MAZZUCCA – CADEIRA 03

LOURENÇO MAZZUCCA – CADEIRA 03

Homem pequeno, franzino, mas dotado de uma mente vivaz e de uma memória de quem muito viveu e cujas experiências merecem ser lembradas, Lourenço Mazzuca foi tesoureiro, vice-presidente e presidente por duas gestões…
ABELARDO FIGUEIREDO – CADEIRA 04

ABELARDO FIGUEIREDO – CADEIRA 04

Abelardo Figueiredo nasceu em Niterói, em 1931. Pensava em ser embaixador, no início de sua carreira, mas acabou se dedicando à carreira teatral e à produção de espetáculos musicais. Foi secretário do Teatro de Arte…
ROLIM AMARO – CADEIRA 05

ROLIM AMARO – CADEIRA 05

Nascido em 1942 na cidade de Pereira Barreto, interior de São Paulo, formou-se piloto comercial em 1963 e piloto de linha aérea em 1964, tendo ingressado na Táxi Aéreo Marília S/A com um único objetivo: ser o melhor comandante da…
RUBEN BERTA – CADEIRA 06

RUBEN BERTA – CADEIRA 06

Ruben Martin Berta, conhecido como Ruben Berta, nasceu em Porto Alegre, em 1907. Aos 19 anos de idade, torna-se o primeiro funcionário registrado da iniciante Varig, companhia aérea fundada por Otto Meyer,onde…
MAGDALA CASTRO – CADEIRA 07

MAGDALA CASTRO – CADEIRA 07

Nasceu em Niterói (RJ) e se graduou em Ciências Econômicas. Realizou cursos de aperfeiçoamento em Relações Públicas, Vendas, Publicidade e Marketing, e Administração Hoteleira na Cornell University (EUA)…

Fundador Acadêmico:

Acadêmico:

JUSCELINO KUBITSCHECK – CADEIRA 08

JUSCELINO KUBITSCHECK – CADEIRA 08

Presidente do Brasil (1956-1961), Kubitschek foi um dos mais importantes políticos brasileiros. Inaugurou um estilo de atuação inteiramente novo e caracterizou-se por construir em torno de si uma aura de simpatia e confiança…
OTHON LINCH BEZERRA DE MELLO – CADEIRA 09

OTHON LINCH BEZERRA DE MELLO – CADEIRA 09

Nascido em Limoeiro, Pernambuco, em 1880, começa a trabalhar aos 16 anos na empresa de onde o pai fora sócio. Em 1905, se estabelece como atacadista de tecidos…
JOEL ANDRADE LOES – CADEIRA 10

JOEL ANDRADE LOES – CADEIRA 10

Nasceu em Uberaba (MG) em 1934, onde atuou como locutor de esportes da Rádio Difusora FM e Sete Colinas. Após breve passagem por uma rádio do Rio de Janeiro, retornou à cidade natal para trabalhar no jornal O Correio Católico…
ENGº ARMANDO DE ARRUDA PEREIRA – CADEIRA 11

ENGº ARMANDO DE ARRUDA PEREIRA – CADEIRA 11

Brasileiro, paulistano, nascido na Praça da Sé. Formado pela New York University School (USA), foi vereador em São Caetano do Sul (SP), presidente da Federação e Centro…
ROBERTO GHELER CADEIRA 12

ROBERTO GHELER – CADEIRA 12

Ex-presidente do São Paulo Convention & Visitors Bureau, fundação sem fins lucrativos que tem como meta aumentar o número de eventos e negócios na cidade de São Paulo, de 1994 a 2004…
EDUARDO GONÇALVES RIBEIRO – CADEIRA 15

EDUARDO GONÇALVES RIBEIRO – CADEIRA 15

Eduardo Ribeiro, maranhense de nascimento, governador do Estado entre 1892 e 1896. Seu período de governo coincidiu com o auge…
OTAVIO GUINLE – CADEIRA 18

OTAVIO GUINLE – CADEIRA 18

Atendendo solicitação do então presidente Epitácio Pessoa, quando da realização da Exposição Mundial comemorativa do Centenário da Independência, em 1922…
ALBERTO SANTOS DUMONT – CADEIRA 19

ALBERTO SANTOS DUMONT – CADEIRA 19

Reconhecido como “o pai a aviação”, Alberto Santos Dumont nasceu em 20 de julho de 1873. O mineiro que ousou voar como os pássaros; realizou seu sonho em 1898…

Fundador Acadêmico:

Acadêmico:

Airton Senna – Cadeira 20

Airton Senna – Cadeira 20

Ayrton Senna da Silva foi um piloto brasileiro de Fórmula 1, três vezes campeão mundial, nos anos de 1988, 1990 e 1991. Foi também vice-campeão no controverso campeonato de 1989 e em 1993

Cadeiras Internacionais

Guilherme Andrade de Almeida – Cadeira 01

Guilherme de Almeida (1890-1969) foi poeta brasileiro. O primeiro modernista a entrar para a Academia Brasileira de Letras, ocupou a cadeira nº 15. Era membro da Academia Paulista de Letras

ALDO LEONE – CADEIRA 07

Aldo Leone veio para o Brasil em 1936 desembargando em Santos. Em 1953, Aldo Leone montou uma agência de receptivo em Santos, a Agência Auxiliar de Turismo (Agaxtur). Nesta época, os navios paravam no país apenas para paradas técnicas e não havia quem oferecesse serviços aos tripulantes em trânsito.

OMAR GUAZELLI – CADEIRA 08

A atuação profissional de Omar Guazzelli no mercado de feiras se iniciou nos anos 70, na Alcântara Machado, como diretor de diversas feiras. Em 1975, criou a Guazzelli Associados com o objetivo de desenvolver o segmento de feiras setoriais especificas.