Aldo Leone

ALDO LEONE – CADEIRA 07

A Cadeira nº 07 de Acadêmico Correspondente da Academia Brasileira de Eventos e Turismo, foi ocupada pela chilena Ana Maria Montes, Acadêmica-Fundadora da Cadeira, que indicou Aldo Leone como Patrono da Cadeira.

Aldo Leone veio para o Brasil em 1936 desembargando em Santos.

Em 1953, Aldo Leone montou uma agência de receptivo em Santos, a Agência Auxiliar de Turismo – Agaxtur. Nesta época, os navios paravam no país apenas para paradas técnicas e não havia quem oferecesse serviços aos tripulantes em trânsito. Em 1963, Leone fretou o navio Rosa da Fonseca para uma viagem de 26 dias a Manaus.

Desta data até julho de 1968 foram realizados 16 cruzeiros no Amazonas pela Agaxtur. Neste mesmo ano, o empresário fez parceria com a Costa Armatori e trouxe ao Brasil o navio Andrea C, inclusive é o nome de sua filha caçula e hoje uma das vice-presidentes da empresa.

A empreitada deu certo e a Costa Armatori resolveu investir no Brasil e com a força de vendas da Agaxtur trouxe os navios Franca C, Italia, Danae, Enrico C, Eugenio C, Frederico C, Costa Allegra, Costa Marina, Tropicale e Costa Classica.