Ruben Berta2

RUBEN BERTA – CADEIRA 06

A Cadeira nº 06 foi ocupada já em 2006, na fundação da Academia Brasileira de Eventos e Turismo, por Mario Mello Faro, Acadêmico Fundador da Cadeira nº 06, que indicou o comandante Ruben Berta como Patrono da Cadeira.

Ruben Martin Berta (Porto Alegre, 5 de novembro de 1907 — Rio de Janeiro, 14 de dezembro de 1966) foi presidente da companhia aérea Varig.

Ruben era filho de Martin Félix Berta e Helena Maria Lenz. Estudante de medicina, foi contratado por Otto Ernst Meyer e, aos 19 anos, tornou-se o primeiro funcionário da Varig – Viação Aérea Rio-Grandense, como auxiliar de escritório e secretário de seus diretores fundadores.

Com a Segunda Guerra Mundial, Otto Meyer, então presidente da Varig, resolve renunciar ao cargo para proteger a empresa, já que ele era alemão e o Brasil apoiou os aliados na guerra. Assim, em 1942 Ruben Berta assume o cargo mais alto da empresa gaúcha.

Ruben Berta foi com certeza um dos principais funcionários da Varig, dedicava parte de sua vida exclusivamente para a empresa que amava. Sua esposa brincava dizendo que Ruben tinha uma amante, e que essa amante se chamava Varig.

Com Ruben no comando, a Varig viveu um período de grande expansão. Em 1945 lançou a idéia da Fundação dos Funcionários da Varig, que reuniria mais da metade das ações da companhia e viria, depois de sua morte, a ser conhecida como Fundação Ruben Berta.

Por volta de 1950/60, amplia seus vôos aos Estados Unidos e Europa, passando de empresa de médio porte para empresa de âmbito internacional, competindo com várias companhias aéreas européias e americanas.

Com o encerramento das atividades da Panair do Brasil e da Real Aerovias,amplia sua malha aérea para Europa, USA e Oriente, tornando-se, então, uma empresa de aviação de renome internacional.

Em pleno vigor de suas atividades, o destino pregou-lhe uma peça, interrompendo, em 14 de dezembro de 1966, sua brilhante carreira.

Em 2007, após um período de recuperação judicial, a Varig foi adquirida pela GOL Linhas Aéreas Inteligentes, segunda maior companhia aérea do Brasil.

HOMENAGENS

Ruben Berta empresta seu nome a um bairro, a uma pinacoteca e também a um colégio público, todos de Porto Alegre, uma escola pública no Rio de Janeiro, a uma rua nas cidades de Sapiranga e Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul, uma avenida em Sapucaia do Sul, a um hospital e a uma avenida na cidade de São Paulo, ao Aeroporto Internacional de Uruguaiana – RS, e a principal rua de acesso ao Aeroporto de Santa Maria (Rio Grande do Sul).