George Norman Kutova2

GEORGE NORMAN KUTOVA – CADEIRA 03

A Cadeira nº 03 de Acadêmico Correspondente foi ocupada em 2011, nove anos após a fundação da Academia Brasileira de Eventos e Turismo, pelo venezuelano Guido Tassini, fundador da Cadeira nº 03 de Acadêmico Correspondente, que indicou Gerorge Norman Kutova como Patrono da Cadeira.

George Norman Kutova ( – 27 de novembro de 1999, Belo Horizonte) foi Empresário, Jornalista, Publicitário, com grande atuação no setor de Turismo.

Foi Presidente do Grupo Executivo de Turismo do Governo do Estado de Minas Gerais, Fundador e Diretor Geral da ADETUR-MG – Agência de Desenvolvimento Turístico do Governo do Estado de Minas Gerais, atual TURMINAS.

Foi ainda Secretário Municipal de Cultura, Turismo e Esportes de Belo Horizonte, fundador e 1º Presidente da BeloTur – Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte, idealizador, fundador e 1º Presidente do Belo Horizonte Convention & Visitors Bureau – Fundação Belo Horizonte Turismo e Eventos, e Presidente e Delegado Regional (MG) da UBRAFE – União Brasileira de Promotores de Feiras.

Deixou um extenso legado, como a estruturação do Sistema de Turismo de Belo Horizonte e Minas Gerais, coordenação do grupo multidisciplinar na PBH para construção do Parque das Mangabeiras, em 1980, entregando o primeiro conjunto de leis para concessão de equipamentos turísticos à iniciativa privada.

Prestou consultoria e estruturação do Centro de Feiras e Exposições – Expominas, inaugurado em 1999, e que hoje leva seu nome George Norman Kutova, e para o projeto do Centro de Artes e Convenções de Ouro Preto.

Fundou em 1982 o Grupo Tecnitur, que integra a Tecnitur Tecnologia e Empreendimentos de Turismo, a Tecnitur Feiras, Congressos e Eventos, a Tecnitur Montagens e Equipamentos Promocionais, Tecnitur Promoções e Propaganda.

Atuou ainda como:

– Consultor Técnico do SEBRAE/MG

– Diretor da Associação Comercial de Minas

– Membro do Conselho Estadual de Turismo de Minas Gerais

– Presidente do Conselho Municipal de Turismo de Belo Horizonte;

– Presidente do Sindicato de Empresas de Promoção, Organização e Montagem de Feiras, Congressos e Eventos do Estado de Minas Gerais;

– Professor da Faculdade de Turismo de Belo Horizonte nas Cadeiras de “Teoria de Planejamento e Organização de Turismo”e “Teoria de Comunicação de Massa”

Como jornalista exerceu a direção de redação de diversos órgãos de imprensa, jornal, rádio e televisão. Como publicitário, foi diretor das agências de propaganda: J.M.M. / Norton / Standard Ogilvy / Know How / Asa. Falecido em .