Silvia Zozanello2

SILVIA ZORZANELLO – CADEIRA 36

A Cadeira nº 36 foi ocupada em 2011, cinco anos após a fundação da Academia Brasileira de Eventos e Turismo, por Milton Zuanazzi, Acadêmico-Fundador da Cadeira nº 36, que indicou Silvia Zorzanello como Patrona da Cadeira.

Silvia Loane Willrich Zorzanello (Gramado – 17 de julho de 2010, Porto Alegre), foi empresária e uma das grandes divulgadoras da serra gaúcha, em especial da Região das Hortênsias. Foi sócia-fundadora da empresa que realiza o Festival do Turismo de Gramado, Chocofest, Acorde Musical entre outros importantes eventos que ajudaram a colocar Gramado no mapa turístico do país.

Filha de Gramado, Silvia Zorzanello, desde pequena exerceu liderança estudantil e encabeçou diversos movimentos festivos e sociais da cidade. Aos 13 anos de idade foi Rainha da Festa das Hortênsias, e passou a trabalhar na organização desse que foi o evento-mãe do Natal Luz, Festa da Colônia e Festival de Cinema de Gramado.

Cursou magistério e se formou em Letras, pela Universidade de Caxias do Sul. Lecionou por cerca de 18 anos em escolas da cidade. Trabalhou como gerente de A&B e gerente geral no Hotel Serrano de Gramado. Pioneira, Silvia Zorzanello levou o nome de Gramado além das fronteiras através da criação e realização de grandes eventos. Competência, dedicação, organização e pioneirismo são características que fizeram de Silvia Zorzanello um exemplo de sucesso pessoal e profissional.

Em 1989, Silvia Zorzanello trabalhava no Hotel Serrano como Gerente Geral, e Marta Rossi era Gerente de Marketing. O Centro de Convenções do hotel estava em fase de conclusão e a dupla, observando a oportunidade de mercado que despontava, pensou em um projeto estratégico. A sociedade foi concretizada e nasceu, no dia 1o de abril de 1989, a Rossi & Zorzanello Feiras e Empreendimentos, atendendo uma necessidade constatada na época: a inexistência de uma empresa organizadora de eventos na cidade, diante da grande demanda do turismo de negócios.

Visionárias, Marta e Silvia logo perceberam outra lacuna que havia no mercado. E, assim, criaram e organizaram em Gramado um pequeno salão de turismo para operadoras e agentes de viagens. Considerando que as decisões nacionais sobre a atividade turística passavam longe do Rio Grande do Sul, as empresárias usaram a grife Gramado e foram aglutinando pequenas, médias e grandes empresas do setor turístico em torno do evento. Nascia ali o Festuris – Festival do Turismo de Gramado. Depois dele, inúmeros outros eventos de sucesso, culminado com o Gramado Summit em 2017.

Ao longo sua trajetória, recebeu inúmeras homenagens, em nome próprio ou da empresa:

  • Troféu Catavento de Prata, do Jornal Gazeta do Turismo – Salvador

  • Troféu Ana TerraGoverno do Estado do Rio Grande do Sul

  • Troféu José Mário Pinto, do Jornal O Povo – Fortaleza

  • Destaque de Turismo Nacional – Rio de Janeiro

  • Prêmio UPIS de TurismoFaculdade de Turismo de Brasília

  • Troféu Caravela – Destaque em Turismo – ABAV-RS

  • Destaque em Turismo, do Alagoastur – Maceió

  • Destaque em TurismoMinistério do Turismo do Uruguai

  • Prêmio Destaque, do Departamento de Turismo da Flórida – Estados Unidos

  • Prêmio Destaque Empresarial – 20 anos, da Câmara de Indústria, Comércio, Serviços, Agricultura e Turismo de Gramado (Cicsatg)

Em 2011 a Câmara de Municipal de Gramado instituiu o Troféu Silvia Zorzanello. O prêmio é entregue anualmente pelo Legislativo para as personalidades, físicas e jurídicas, que se destacaram no meio turístico em âmbito nacional.