ABELARDO FIGUEIREDO – CADEIRA 04

ABELARDO FIGUEIREDO – CADEIRA 04

A Cadeira nº 04 foi ocupada já em 2006, na fundação da Academia Brasileira de Eventos e Turismo, por João De Simone, Acadêmico Fundador da Cadeira nº 04, que indicou Abelardo Figueiredo como Patrono da Cadeira.

Abelardo Figueiredo (Niterói, 27 de novembro de 1931 – São Paulo, 13 de fevereiro de 2009) nasceu em Niterói, no bairro de Icaraí. O pai era comerciante de café e a mãe era professora. A avó se apresentava com as netas tocando e foi a partir das histórias que ela lhe contava dessas apresentações que ele começou a pensar em organizar espetáculos musicais.

Pensou em seguir a carreira diplomática mas acabou se dedicando à carreira teatral e à produção de espetáculos musicais.

Foi secretário do Teatro de Arte do Rio de Janeiro, onde conheceu Fernanda Montenegro e Nicete Bruno. Com Nicete foi para São Paulo montar o Teatro de Alumínio, ao qual se juntaram outros nomes importantes do teatro como Margarida Rey.

Produziu centenas de espetáculos desde o pioneiro e revolucionário “Skindô”, até uma apresentação para Jimmy Carter na Casa Branca, ressaltando toda alegria do povo, da música e da beleza deste país.

Pioneiro da televisão no Brasil, trabalhou para a TV Tupi, TV Rio, TV Excelsior, TV Continental e TV Bandeirantes, onde realizou espetáculos musicais que logo alcançaram grande sucesso, entre os quais programas de muito sucesso e grandiosidade como Folias Philips e Noites de Gala.

Como coordenador do Balett do IV Centenário da Cidade de São Paulo, onde trabalhou ao lado de Lazar Segall e Cândido Portinari, uniu arte e a cultura brasileira com a beleza de nossa gente.

Considerado o “Rei da Noite”, na década de 1960 dirigiu várias casas noturnas durante muitos anos, entre elas Urso Branco, O Beco, Paladium e, por fim, Studium, onde lançou e apresentou grandes artistas nacionais.

Também lançou na tevê o programa Revista Feminina, no horário vespertino.

Um dos criadores do Teatro Musical no Brasil, tendo por suas mãos passado nomes da MPB como: Elis Regina e Wilson Simonal. E no teatro, renomados atores como Tony Ramos, Susana Vieira, Regina Duarte, Norma Bengell e estrelas internacionais do porte de Marlene Dietrich e Raquel Welch. Por este trabalho, por muitos anos Abelardo foi escolhido para representar o Brasil em espetáculos grandiosos como o badaladíssimo Holiday in Brazil e Brazil Sing and Dance, para a EMBRATUR.

Além da apresentação brasileira na China, a convite do Governo Chinês, através de Simon Mao Tseng (Vice-Presidente da Associação Amizade Brasil & República Popular da China), onde percorreram 17 cidades, estrelando o Show a cantora Rosemary, e um elenco talentoso: Jorge Danel, Marcelo Bittencourt, Tânia Brasil (Tânia Souza), Ana Cláudia Marra, Valéria Teixeira, Sônia Bertollani, Thelma Ladeira, Ana Cecília, Maestro José Briamonte, a jornalista Helô Machado, Ricardo Larsen, Franklin Garcia, Renato Assis, Os Novos Crioulos, as belas mulatas: Míriam e Valda Bahiana, Figurinos Atelier Luiz & Alda, Ana Paula.

E em Dalian participaram do Festival Internacional Fashion, onde o ator e cantor paranaense Marcelo Bittencourt cantou a música Kanguolai e Sonia Berttolani bailarina e professora de Teatro cantou Da-Hai, em mandarim para 180.000 mil pessoas, um estrondoso sucesso.

Em 25 de março de 2008, lançou do livro “O Show Não Pode Parar“, editado por sua filha Mônica Figueiredo.

Abelardo viajou por todos os continentes com o show Meu Brasil Brasileiro, que encantou o mundo.