Curt Otto Baumgart

CURT WALTER OTTO BAUMGART – Cadeira 30

A Cadeira nº 30 foi ocupada em 2011, cinco anos após a fundação da Academia Brasileira de Eventos e Turismo, por Sergio Medina Pasqualin, Acadêmico-Fundador da Cadeira nº 30, que indicou Curt Otto Baumgart como Patrono da Cadeira.

Curt Walter Otto Baumgart (São Paulo, 31 de Julho de 1937 – São Paulo, 28 de setembro de 2010), engenheiro e empresário, era filho do empresário fundador da Vedacit, Otto Baumgart. Era casado com Maria da Glória Ribas Baumgart e pai de três filhos.

Graduado em Engenharia Mecânica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, acumulava também formação em Engenharia Mecânica com grau de “Master of Sciences” pela Universidade de Hannover-Alemanha , e em Tecnologia de Concreto em Dortmund, Alemanha, e pós-graduação em Ciências Políticas e Contábeis.

Foi o único membro da América do Sul que pertenceu à Associação de Engenheiros de Concreto.

Foi presidente da comissão de estudos de Impermeabilização da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas. Se destacou como conferencista desta área, com trabalhos em várias revistas no Brasil e Exterior.

Atuou junto com seu pai no projeto de impermeabilização da Ponte Rio-Niterói durante sua construção.

Na década de 60, investiu na compra de terrenos na região da Vila Guilherme, às margens do Rio Tietê, os quais após um longo processo de terraplanagem e readequação deram origem ao complexo da Cidade Center Norte. Em abril de 1984 inaugurou o Shopping Center Norte, com 117 mil m² de área construída. Em 1987 inaugurou o Lar Center, primeiro shopping temático de decoração do Brasil, com 64 mil m² de área construída. Em novembro de 1993, foi a vez de inaugurar o Expo Center Norte, que conta atualmente com centro de convenções, cinco pavilhões e 23 auditórios que ocupam uma área superior a 100 mil m², se constituindo no maior pólo para exposições de São Paulo e dando à Zona Norte uma nova dimensão empresarial. Em junho de 2000, concluiu o Novotel São Paulo Center Norte, com 363 apartamentos e área de convenções.

Foi presidente da Center Norte S.A., holding controladora do Shopping Center Norte, Shopping Lar Center, Expo Center Norte e Novotel São Paulo Center Norte, quatro obras idealizadas e construídas por ele, com grande êxito.

Entre suas múltiplas atividades empresariais, foi diretor da Otto Baumgart S.A., controladora da fabricante do impermeabilizante Vedacit e demais produtos químicos para a construção civil com fábricas na Zona Norte de São Paulo e em Salvador na Bahia.

Eleito Empresário do Ano em 1985, pela Associação Comercial de São Paulo – Distrital Santana, e também Cidadão Paulistano, outorgado pela Câmara Municipal de São Paulo, em 1986. Cidadão Honorário de Goiás, como produtor rural, com fazendas e diversas atividades entre as quais mineração, sediada, em Rio Verde no estado de Goiás.