Bruno Caloi2

BRUNO ANTONIO CALOI – Cadeira 29

A Cadeira nº 29 foi ocupada em 2014, oito anos após a fundação da Academia Brasileira de Eventos e Turismo, por José Estevão Cocco, Acadêmico Fundador da Cadeira nº 29, que indicou Bruno Caloi como Patrono da Cadeira.

Bruno Antonio Caloi (1927, São Paulo – 03 de outubro de 2006, São Paulo) é um pioneiro do ciclismo no Brasil.

Foi fundador e presidente da Confederação Brasileira de Ciclismo – CBC por várias gestões, e é considerado um dos maiores colaboradores da história do ciclismo nacional. Fundou a AbraCiclo – Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares em abril de 1976, tornando-se presidente de 1976 a 1982.

Era a terceira geração a dirigir a indústria Bicicletas Caloi, que até o final do século XX era a maior marca de bicicletas da América Latina e líder no Brasil. Em 1978, sob a direção de Bruno, a Caloi lançou a campanha publicitária “Não esqueça a minha Caloi”, que incentivava a garotada a lembrar de um presente, que ficou marcado na memória brasileira.

A Bicicletas Caloi nasceu em 1898, quando o imigrante italiano Luigi Caloi juntamente com seu cunhado Agenor Poletti fundaram a Irmãos Poletti & Caloi, um estabelecimento que alugava, consertava e reformava bicicletas de corrida do Clube Atlético Paulistano em São Paulo. Quatro anos depois, Luigi se tornou representante exclusivo da fábrica italiana de bicicletas Bianchi no país. Em 1924, Luigi faleceu e a nova sociedade, agora chamada Casa Irmãos Caloi, formada por seus filhos, Henrique, Guido e José Pedro, durou pouco. Guido ficou sozinho com a empresa, que passou a ser conhecida como Casa Luiz Caloi. Em 1942, as dificuldades de importar devido à Segunda Guerra Mundial obrigaram-no a produzir peças de reposição em um barracão no bairro do Brooklin com oito empregados. As bicicletas só começaram a ser feitas totalmente no Brasil em 1948 com a denominação Indústria e Comércio de Bicicletas Caloi, considerada a primeira fábrica de bicicletas do país. Em 1955, com a morte de Guido Caloi, a 3ª geração da família assume a direção da empresa, comandada por Bruno Antônio Caloi.