Armando de Arruda Pereira2

ARMANDO DE ARRUDA PEREIRA – CADEIRA 11

A Cadeira nº 11 foi ocupada já em 2006, na fundação da Academia Brasileira de Eventos e Turismo, por Armando Arruda Pereira de Campos Melo, Acadêmico Fundador da Cadeira nº 11, que indicou Armando de Arruda Pereira como Patrono da Cadeira.

Armando de Arruda Pereira (São Paulo, 28 de setembro de 1889 — São Paulo, 18 de março de 1955) foi um engenheiro e político.

Brasileiro, paulistano, nascido na Praça da Sé. Frequentou o Centro Universitário da FEI em São Bernardo do Campo e diplomou-se em 1910 na New York University School (USA) em ciência aplicada. Como engenheiro mecânico ocupou cargos em grandes companhias.

Iniciou sua carreira ainda como Diretor-Geral da Companhia Cerâmica São Caetano, na cidade de São Caetano do Sul, onde iniciou a campanha pela autonomia daquele município.

Foi membro da Comissão de Planejamento Econômico do Conselho Técnico de Economia e Finanças do Ministério da Fazenda; diretor-secretário da Associação Comercial de São Paulo e diretor do Instituto de Engenharia de São Paulo. Foi presidente da FIESP / CIESP – Federação e Centro das Indústrias do Estado de São Paulo e do Conselho Nacional do Sesi. Foi ainda o 1º presidente da Comissão dos Festejos do IV Centenário da Cidade de São Paulo e lutou com determinação pela implantação do Parque do Ibirapuera, importante local de exposições e eventos da cidade de São Paulo

Exerceu funções de vereador da Câmara Municipal de São Bernardo do Campo e de Prefeito de Santo André. Foi nomeado Prefeito de São Paulo, no exercício de 1 de fevereiro de 1951 a 7 de abril de 1953.

Entre julho de 1940 e junho de 1941 presidiu o Rotary International.

HOMENAGENS
Em sua homenagem, há logradouros com o seu nome em duas cidades do ABC Paulista e na cidade de São Paulo: Praça Dr. Armando Arruda Pereira, no bairro Parque Central, em Santo André; Rua Engenheiro Armando de Arruda Pereira, no bairro Cerâmica, em São Caetano do Sul, e Avenida Engenheiro Armando de Arruda Pereira, no distrito paulistano do Jabaquara.

Imortalizado como Patrono da Cadeira nº 06 da Academia Brasileira Rotária de Letras ABROL e da Cadeira nº 03 da Academia Rotária de Letras da Cidade do Rio de Janeiro ABROL Rio.