Eduardo Tapajos2

EDUARDO TAPAJÓS – CADEIRA 38

A Cadeira nº 38 foi ocupada em 2016, dez anos após a fundação da Academia Brasileira de Eventos e Turismo, por Alexandre Sampaio, Acadêmico-Fundador da Cadeira nº 38, que indicou Eduardo Tapajós como Patrona da Cadeira.

Eduardo Tapajós (03 de agosto de 1928, São Paulo – 1988, Angra dos Reis), “Grande marco para a Hotelaria e Turismo Nacional”, era formado em Química Industrial pelo Mackenzie College, em São Paulo, e em Direito em 1960 pela Universidade Gama Filho, no Rio de Janeiro. Possuía diversas especializações em Hotelaria e Turismo, inclusive no exterior.

Iniciou suas atividades como Hoteleiro, em 1949, como diretor do Hotel Gloria Rio, de propriedade da Companhia Industrial de Grandes Hotéis, do qual foi um dos principais acionistas.

Em 1959 editou um opúsculo contendo em linhas gerais as reivindicações da Hotelaria Brasileira, por ocasião da realização do Congresso Nacional de Hotelaria. Editou o primeiro Guia Hoteleiro do Brasil e pequenos manuais de serviços hoteleiros, durante sua gestão na presidência da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis – ABIH. Publicou vários trabalhos e teses do mais alto interesse da hotelaria e do turismo nacional, impressos e divulgados.

Foi presidente de várias Comissões organizadoras de Congressos de Hotelaria e Turismo, nacionais e internacionais.

Em 1961 foi eleito presidente da ABIH Nacional e reeleito durante 10 anos consecutivos. Promoveu neste período vários congressos, convenções, simpósios e exposições de hotelaria. Quando faleceu, era Conselheiro Nato da entidade. Idealizou a 1ª Exposição de Turismo Nacional e Internacional no Brasil, no Centro de Convenções do Hotel Glória.

Foi fundador do Skal Club do Rio de Janeiro, tendo sido seu primeiro presidente. Fundou, também, o Skal Club da Bahia e a Associação Nacional de Skal Clubes, dos quais era sócio honorário. Fundou o Rotary Clube do Rio de Janeiro – Seção de Botafogo, tendo sido Secretário do mesmo por duas vezes. Por indicação das lideranças da hotelaria nacional, foi representante da mesma no Conselho Nacional de Turismo – CnTur, na época órgão consultivo da EMBRATUR, tendo ali permanecido como membro por 10 anos.

 Foi presidente e por várias vezes integrante da Diretoria da Federação Nacional de Hotéis, Restaurantes Bares e Similares. Foi Vice-Presidente da Associação de Hotéis de Turismo – AHT Rio de Janeiro, entidade de apoio à hotelaria, que ajudou a fundar. Foi Conselheiro do BNDES de 1986 a 1991.

Na área internacional presidiu o Congresso da Associação Internacional de Hotelaria – AIH, em 1964, que ajudou a organizar e que foi o primeiro realizado na América Latina. Foi criador e Diretor Executivo do Centro de Convenções do Hotel Glória, o primeiro instalado no pais e inaugurado em 1964, para os festejos do 4º Centenário da Cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro, em 1965. Realizou e foi Presidente do 1º Congresso da Seção Sul Americana da Associação Interamericana de Hotéis, realizado no Rio de Janeiro e também ajudou na organização de vários outros Congressos de Hotelaria Sul Americana, no Rio de Janeiro.

Foi Diretor da Confederação Nacional do Comércio – CNC e Vice-Presidente da Câmara de Comércio – Hospedagem, Alimentos e Turismo da CNC.

PREMIAÇÕES:

Foi laureado diversas vezes com os títulos de Personalidade e Destaque do Ano, por entidades de classe e pela Imprensa, em reconhecimento ao seu desempenho em prol da hotelaria e do turismo nacionais.

Recebeu diversas menções honrosas pela sua atuação em várias áreas da hotelaria, do turismo, das artes, da Filantropia e da Sociedade Brasileira.

Em Brasília, foi outorgado com a Medalha de Mérito do Trabalho, pelo Superior Tribunal do Trabalho. Recebeu a comenda e o título de Comendador da Ordem de Rio Branco. Foi Benemérito da Imperial Irmandade de Nossa Senhora da Glória do Outeiro e da Sociedade Cultural e Artística Brasileira, e recebeu o Mérito Legionário conferido pela Legião Brasileira de Assistência. Cidadão do Estado da Guanabara conferido pela Assembléia Legislativa do Estado da Guanabara.

Recebeu vários diplomas de Honra ao Mérito, inclusive da FLUMITUR, RIOTUR, ASTA e outras organizações e empresas dedicadas ao turismo, no Brasil e no Exterior. Em 1982, foi agraciado com o Prêmio Imprensa de Turismo – PIT, conferido pela Associação Brasileira de Jornalistas e Escritores de Turismo – ABRAJET e pelo Jornal do Commercio do Rio.

Foi agraciado com diversas Menções de Congratulações da Câmara Estadual de Deputados do Rio de Janeiro, concedidas em vários períodos, além de ter recebido Cartas de Congratulações pelo seu desempenho na vida do país, assinada por governadores de estados e presidentes, entre outras, do Governador do Estado da Guanabara, Carlos Lacerda e dos Presidentes da República, Juscelino Kubitschek e Jânio Quadros, além de deputados e senadores dos mais diversos períodos da República.

 Foi um homem de visão, tendo sido considerado “um grande expoente para a Hotelaria e Turismo.