Caio Pompeu de Toledo

CAIO POMPEU DE TOLEDO – CADEIRA 14

A Cadeira nº 14 foi ocupada em 2007, um ano após a fundação da Academia Brasileira de Eventos e Turismo, por Guilherme Paulus, Acadêmico-Fundador da Cadeira nº 14, que indicou Caio Pompeu de Toledo como Patrono da Cadeira.

Caio Sérgio Pompeu de Toledo (São Paulo, 3 de maio de 1943 — 4 de junho de 1994), filho de Suzana e Diderot Pompeu de Toledo, foi um paulistano apaixonadamente bandeirante por sangue nas veias.

Tinha 18 anos quando concluiu sua formação primária e secundária no tradicional Colégio Rio Branco, onde foi presidente do Centro Rio Branco

Foi presidente do Partido da Representação Acadêmica da Faculdade de Direito e aspirante à direção do Centro Acadêmico XI de Agosto, nas Arcadas do Largo de São Francisco, onde se graduou pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, em 1967, aos 24 anos de idade. Beneficiando-se de uma bolsa de estudos que ganhara da Associação Universitária Pan-Americana, vai para os EUA, onde se forma em Economia, Sociologia e Política na Universidade de Harvard.

Inicia sua carreira pública em 1966, como diretor da Divisão de Relações Públicas da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. Em novembro, elegeu-se Vereador em São Paulo na legenda da Aliança Renovadora Nacional (Arena), exercendo o mandato de 1967 à 1970.

Nas eleições de novembro de 1970 foi eleito Deputado Estadual (1971-1975), tomando posse em fevereiro do ano seguinte.

Em 1972, agora já como Deputado Estadual, faz uma viagem ao Japão e outras terras orientais para transmitir experiências e consolidar cultura. Caio Pompeu de Toledo retornou do exterior mais maduro para coordenar cursos de Informação Política ou ao fazer conferências e palestras sobre a participação da juventude na vida nacional.

Em 1975 foi escolhido pelo prefeito Olavo Setúbal a um cargo que não esperava assumir em sua vida pública: o de Secretário de Esportes da Prefeitura do Município de São Paulo. No cargo revelou-se um administrador alérgico à burocracia e formalismos. Criativo, implantou projetos como Passeios a Pé, de Ciclismo, de Patins; e o Ruas de Lazer; este último ainda hoje em vigor.

Um dos projetos implantados por Caio Pompeu neste período trouxe grandes resultados para o esporte nacional nas décadas seguintes: o Adote um Atleta, que deu origem ao Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa – COTP. Desde aquela época, a estrutura contempla profissionais ortopedistas, nutricionistas, dentistas, psicólogos e assistentes sociais. Grandes nomes do esporte nacional saíram do Centro Olímpico: Hortência, a Rainha do Basquete, e sua companheira de cestas, Magic Paula, começaram nas quadras do equipamento construído por Caio. Ricardo Prado, da natação, João do Pulo, do atletismo, e Aline Silva, da luta olímpica, são outros exemplos de sucesso no esporte que passaram por lá. Em reconhecimento ao ex-secretário, em 2009 o centro médico do COTP foi batizado de Centro de Excelência de Medicina do Esporte Caio Pompeu de Toledo.

Essa criatividade o levou em 1979 para a Câmara Federal como Deputado Federal mais votado da Capital paulista naquelas eleições. Neste seu primeiro mandato foi membro da Comissão de Educação e Cultura e suplente da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara.

Em seu livro de poesia "Extempora", publicado pela primeira vez em 1974, Caio Pompeu de Toledo escrevia que uns sonhos gozados o pegavam, de emboscada, quase sempre à madrugada. Embalado nesses sonhos, com Brasília por testemunha, aliou-se à gente como Tancredo Neves, Olavo Setúbal e tantos outros, e os transformou em realidade: nascia o Partido Popular, baseado em um ideal ético, que mais tarde, em razão da transição política vivida pelo País, se incorporaria ao MDB – Movimento Democrático Brasileira, que culminaria no PMDB – Partido Movimento Democrático Brasileira. A bordo desta legenda partidária, Caio se reelege Deputado Federal.

A sua experiência administrativa vitoriosa na cidade de São Paulo chamou a atenção do governador Franco Montoro, que em 1983 o convocou para a Secretaria de Esportes e Turismo do Estado de São Paulo. Foi candidato derrotado a vice-prefeito na chapa de Fernando Henrique Cardoso (PMDB) por ocasião das eleições municipais de 1985. Com a mesma alergia à burocracia — agora ampliada — e aos formalismos, Caio Pompeu de Toledo foi um grande maestro, regendo uma orquestra afinada: deu vida a mais de 300 ginásios esportivos em todo interior do Estado, reativou os Jogos Abertos do Interior, incentivou a fundação da Associação Paulista de Albergues da Juventude, criou o Clube da Terceira Idade, entre tantas iniciativas no esporte e no turismo que marcaram a sua administração.

Com a efervescência política provocada pelo retorno da Nação à vida democrática, o desafio agora era escrever a nova Carta Constitucional: em 1986 concorreu com sucesso a uma cadeira na Assembléia Nacional Constituinte. É reeleito para seu terceiro mandato na Câmara Federal, desta vez como Deputado Constituinte. Caio Pompeu de Toledo retorna a Brasília, depois do insucesso no ano anterior, quando foi candidato à vice-prefeito de São Paulo na chapa de Fernando Henrique Cardoso.

Os sonhos de poeta, político, poeta se materializam em um novo desafio: ao lado de Franco Montoro, Mario Covas, Geraldo Alckmin, Fernando Henrique Cardoso, José Serra e tantos outros, fundam o PSDB – Partido da Social Democracia Brasileira.

Porém, o dia-a-dia do Congresso Nacional já não seduz mais o talentoso Caio Pompeu de Toledo, que resolve encerrar a sua carreira eleitoral como Deputado Constituinte em 1991. De volta à São Paulo, permaneceu somente na vida pública partidária e lecionando Estudos de Problemas Brasileiros e Direito Internacional na Faculdade FMU.

Foi presidente nacional da Fundação JK.

Como em seus versos de outrora, quando indagava: "Morte, deusa onipotente e aventureira, quem comanda teus gestos tresloucados? Morte és, e teus braços não confortam, pois nem sei se aprisionas ou libertas!". Foi em um amanhecer frio de junho, aos 51 anos de idade, que a deusa envolveu o poeta em suas asas tremulantes e o levou para a eternidade.

RECONHECIMENTO
Em 1972 recebeu da Assembléia Legislativa de São Paulo a Medalha da Independência. Em 1976 é condecorado pela Câmara Municipal de São Paulo com a Medalha Anchieta. Em 1977 é homenageado pelo Ministério da Aeronáutica com a Medalha do Mérito Santos Dumont.

OBRAS
Caio Pompeu de Toledo publicou dois livros de poesia: "Eis um problema" (1968) e "Extempora" (1974).