jose_richa2

JOSÉ RICHA – CADEIRA 17

A Cadeira nº 17 foi ocupada em 2007, um ano após a fundação da Academia Brasileira de Eventos e Turismo, por Margareth Sobrinho Pizzatto, Acadêmica-Fundadora da Cadeira nº 17, que indicou José Richa como Patrono da Cadeira.

José Richa (11 de setembro de 1934, São Fidélis/ RJ – Curitiba/ PR, 17 de dezembro de 2003), ainda muito jovem mudou-se para o Paraná, onde viveu até o final de sua vida, em 2003.

Foi vice-presidente do Comitê Mundial da Juventude Democrática Cristã, repórter do Jornal Diário do Paraná (1956-1957), redator da Rádio Colombo, secretário (1956-1957) e presidente (1957-1958), da União Paranaense dos Estudantes, oficial de Gabinete do Governador do Paraná, entre 1961 e 1962, Chefe de Gabinete do Secretário do Interior e Justiça em 1962.

Elegeu-se Deputado Federal para a legislatura de 1963 a 1967, na legenda do Movimento Democrático Renovador. Após o golpe de 1964, filiou-se ao partido de oposição ao governo, o Movimento Democrático Brasileiro (MDB), tendo sido um dos organizadores e integrantes da Comissão Provisória que fundou o Diretório Estadual do MDB no Paraná.

Depois de seu segundo mandato como Deputado Federal, Richa elegeu-se, em 1978, Senador pelo MDB, que em 1979, com a reformulação partidária, passou a denominar-se Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB).

Nas eleições de 15 de novembro de 1982, Richa foi eleito Governador do Paraná, assumindo o cargo em março do ano seguinte. Engajou-se também na campanha pelas eleições diretas para a Presidência da República. Foi, ainda, um dos articuladores da Aliança Democrática, formada pelo PMDB e pela Frente Liberal, que levou à vitoriosa candidatura de Tancredo Neves à Presidência no Colégio Eleitoral em 1985.

No início de maio de 1986, ele afastou-se do governo para candidatar-se, sempre pelo mesmo partido, a uma vaga no Senado Federal. Eleito pela segunda vez permaneceu até 1995, quando voltou a dedicar-se às atividades empresariais.

Em 1988, foi um dos fundadores do PSDB, partido pelo qual ainda disputaria o Governo do Paraná, em 1990.

Foi também membro do Conselho de Administração da Itaipu Binacional, além de diretor superintendente da Planorte – Assessoria e Planejamento e sócio-gerente da Planorte – Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários. É autor de mais de uma dezena de livros sobre políticas públicas.

Condecorações
Entre suas condecorações recebidas estão:

  • Ordem Real Sueca da Estrela Polar, no grau de Grã- Cruz, do Governo da Suécia;

  • Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho, no grau de Grã-Cruz, do Tribunal Superior do Trabalho;

  • Membro Honorário Nacional da Academia Brasileira de Odontologia Militar;

  • Medalha do Mérito Cândido Rondon, do Governo de Rondônia;

  • Grande Medalha da Inconfidência, do Governo de Minas Gerais;

  • Reconhecido Maçônico, pela Loja Grande Oriente do Brasil;

  • Membro Efetivo do Conselho Superior da Academia Brasileira de História;

  • Cidadão Benemérito de São Fidélis, RJ;

  • Destaque A Lavoura – 1986, da Sociedade Nacional da Agricultura

  • Condecoração da Ordem do Mérito Naval, do Ministério da Marinha;

  • Condecoração da Ordem do Mérito Aeronáutico, do Ministério da Aeronáutica.