Roberto Eduardo Matoso

ROBERTO MATOSO – CADEIRA 27

A Cadeira nº 27 da Academia Brasileira de Eventos e Turismo foi ocupada em 2011, por Enid Câmara Vasconcelos, Acadêmica-Fundadora da Cadeira nº 27, que indicou Roberto Eduardo Matoso como Patrono da Cadeira.

Empreendedorismo e amor ao trabalho destacam-se na vida do empresário e ex-secretário de Estado Roberto Eduardo Matoso (Fortaleza/ CE, 14 de setembro de 1962 – Goiânia/ GO, 13 de setembro de 2009). O empresário cearense era economista e consultor empresarial e teve vida curta. Faleceu em plena atividade, aos 46 anos. Dedicação ao trabalho era uma de suas características.

Roberto Matoso tem um passado de forte atuação em movimentos de promoção da cidadania.

Ex-Secretário de Trabalho e Empreendedorismo do Ceará de 2003 à 2006, quando implantou inúmeros programas pioneiros, que foram concebidos, planejados e postos em prática, nas áreas de educação profissional, geração de trabalho e renda e desenvolvimento econômico e social. Dentre eles destaca-se "Ceará Empreendedor", destinado ao fortalecimento do empreendedorismo com foco no microcrédito assistido.

Foi presidente do Conselho Estadual do Trabalho por dois mandatos. Foi diretor de algumas das mais representativas entidades de classe do Ceará, como a Federação das Associações do Comércio, Indústria e Agropecuária do Ceará (Facic), a Associação dos Jovens Empresários (AJE), e o Centro Industrial do Ceará (CIC). Foi membro-fundador da Escola de Formação de Governantes.

Recebeu diversos títulos, entre os quais a Medalha Boticário Ferreira, mais alta comenda da Câmara dos Vereadores de Fortaleza, e a Medalha José Pompeu de Sousa Brasil, concedido pelo Governo do Estado do Ceará.

Foi um dos idealizadores e fundador do SindiEventos Ceará. Em sua homenagem, em 2013 o sindicato criou a Medalha Roberto Eduardo Matoso, concedida anualmente pela entidade à personalidades que tenham se destacado em prol do segmento para o estado do Ceará.