Omar Guazelli

OMAR GUAZELLI – CADEIRA 08

A Cadeira nº 08 de Acadêmico Correspondente foi ocupada em 2011, cinco anos após a fundação da Academia Brasileira de Eventos e Turismo, pelo alemão Werner Dornscheidt, fundador da Cadeira, que indicou Omar Guazzelli como Patrono da Cadeira.

A atuação profissional de Omar Guazzelli ( – 05 de junho de 1998, São Paulo) no mercado de feiras se iniciou nos anos 70, na Alcântara Machado, como diretor de diversas feiras.

Em 1975, criou a Guazzelli Associados com o objetivo de desenvolver o segmento de feiras setoriais especificas. A sua primeira iniciativa foi a Fenavem – Feira Nacional de Vendas e Exportação de Móveis, realizada no Anhembi, em setembro de 1976, e que ao longo de edições anuais se consolidou como o maior evento da indústria moveleira brasileira e latino-americana.

Posteriormente, Guazzelli teve a iniciativa de diversificar o ramo de atuação, criando outros diversos eventos próprios, tais como a Fehab-Fenacom, Brasil Transpo, Feira Internacional de Informática, Comdex/Sucesu, Brasil Motor Show e outros. No final dos anos 80 e durante toda a década de 90, a Guazzelli Associados foi a segunda maior do gênero na América Latina.

Com personalidade forte, Omar Guazzelli era um empreendedor e um “vendedor” nato. Cativava seus interlocutores com sua postura positiva, produtiva. Era incansável. Acreditava (e amava) seus projetos e sempre tinha o mais firme propósito de alcançar seus objetivos, independentemente dos obstáculos que se apresentavam nos percursos.