Modestro Mostrorosa3

MODESTO MASTROROSA – CADEIRA 02

A Cadeira nº 02 foi ocupada já em 2006, na fundação da Academia Brasileira de Eventos e Turismo, por Goiaci Alves Guimarães, Acadêmico Fundador da Cadeira nº 02, que indicou Modesto Mastrorosa como Patrono da Cadeira.

Nascido na Itália, Modesto Mastrorosa ( – São Paulo, 21 de outubro de 1999) foi um dos fundadores e primeiro presidente da ABAV São Paulo, em 1959. Era um pioneiro e um dos agentes de viagens da mais autêntica “velha guarda”. Antes de ter sua própria empresa já militava no setor, trabalhando na Breda e na Exprinter, em São Paulo, quando realmente descobriu as possibilidades do turismo, do qual era um dos mais fanáticos defensores.

Sua agência de viagens, a Tour Brasil, foi inaugurada em 1943 e especializou-se em turismo rodoviário, ao mesmo tempo em que organizava excursões marítimas à Europa, num tempo em que o avião ainda não havia conquistado seu espaço definitivo. Foi ele quem vendeu as primeiras passagens aéreas, tão logo elas passaram a ser comercializadas. A nona edição do Congresso da ABAV, em 1981, foi a consagração de Mastrorosa, pelo muito que realizou em favor da categoria e da atividade turística, de acordo com observadores da época.

Além de presidente da ABAV São Paulo e da ABAV Nacional, entre 1983 e 1989, também foi presidente do Clube Atlético Juventus, do Sindetur/ SP e ainda um dos grandes líderes de uma associação comunitária paulista, a São Vito, formada basicamente por italianos e descendentes.

No Conselho Nacional da ABAV, durante seis anos, incentivou a criação de novos capítulos estaduais e, para se aproximar dos poderes constituídos em Brasília, comprou uma sede própria para a associação. Entre seus embates, um dos mais duros foi contra a manutenção, por parte do Banco do Brasil, da agência de viagens BBTur que, segundo ele, fazia concorrência desleal às milhares de agências instaladas no País.