juscelino kubitschek2

JUSCELINO KUBITSCHECK – CADEIRA 08

A Cadeira nº 08 foi ocupada já em 2006, na fundação da Academia Brasileira de Eventos e Turismo, por José Rafael Guagliardi, Acadêmico Fundador da Cadeira nº 08 e primeiro presidente da instituição, que indicou o presidente Juscelino Kubitschek como Patrono da Cadeira nº 08.

Presidente do Brasil de 1956 à 1961, Juscelino Kubitschek (Diamantina, 12 de setembro de 1902 — Resende, 22 de agosto de 1976) foi um dos mais importantes políticos brasileiros. Inaugurou um estilo de atuação inteiramente novo e caracterizou-se por construir em torno de si uma aura de simpatia e confiança.

Nasceu em 1902, em Diamantina, Minas Gerais. Em 1922 ingressa na Faculdade de Medicina de Minas Gerais, onde se forma em 1927. Em 1930, parte para a Europa, especializa-se em Urologia e faz um estágio em Berlim.

Participada Revolução Constitucionalista de 1932, em defesa do governo constituído, como capitão-médico da Força Pública. Inteligente e culto, Juscelino inicia sua vida política na chefia de Gabinete do governador Benedito Valadares.

JK assume a Presidência da República em 31 de janeiro de 1956. Sua administração foi marcada por um cunho modernizador e desenvolvimentista. Implantou seu novo programa de metas, apoiado pelo slogan “Cinqüenta anos em cinco”. O Plano Nacional de Desenvolvimento, conhecido como “Plano de Metas”, abrangia vários setores e estimulou o crescimento e a diversificação da economia. Executou o antigo projeto de mudança da capital  e conseguiu que, em apenas 42 meses, fosse construída Brasília – a nova capital do Brasil. Inaugurada em 21 de abril de 1960. JK chegou ao fim do governo consagrado pelo povo.

No entanto, em 1964 teve seus direitos políticos cassados e partiu para o exílio. Viveu em Nova Iorque e Paris até  regressar ao Brasil em 1967, onde se voltou para a iniciativa privada e para a vida literária. Faleceu  em 1976, em um trágico acidente automobilístico na via Dutra, perto da cidade de Resende (RJ).