Roosevelt Haman

ROOSEVELT HAMAM – CADEIRA 03

Data de posse: 17 de fevereiro de 2006

Nascido em São João da Boa Vista, interior de São Paulo, Roosevelt Hamam é bacharel em Direito, formado pela Faculdade de Direito da Universidade Mackenzie.

Atua no setor de eventos desde 1967.

Com 16 anos participou de um concurso na emissora Rádio Difusora (ZYN8) para contratação de locutores, conquistando o 2º lugar. Apesar da pouca idade, desenvolveu atividades de locutor, produtor e animador de auditório.Roosevelt foi contratado pela Record TV, onde atuou até 1966, tendo recebido o Prêmio Roquete Pinto, em 1956, como o melhor locutor de São Paulo. Além de outras funções relacionadas, integrou o Departamento de Jornalismo, recebendo a outorga de novo Prêmio Roquete Pinto, em 1957.

Fundou a primeira empresa brasileira de organização de congressos e eventos similares, a Beta Congressos, e foi diretor da Alcântara Machado Congressos, prestando assessoria durante a construção, e dirigindo o primeiro e maior centro de eventos do Brasil, o Palácio das Convenções do Parque Anhembi.

Em 1982, fundou a R. Hamam Eventos, tendo em seu portfólio mais de 700 eventos, entre congressos, convenções, feiras, exposições, eventos culturais e empresariais.

Foi convidado pela Faculdade de Comunicação e Marketing da Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP) para a criação de uma disciplina específica de organização de eventos, até então inexistente nas instituições de ensino no Brasil. Nessa condição, além de Professor Titular, durante 40 anos, foi Coordenador do Curso de Relações Públicas por 20 anos

Com forte espírito associativista,  foi presidente da ABEOC Brasil – Associação Brasileira de Empresas de Eventos (2002-2003) e da COCAL – Confederação das Entidades Organizadoras de Congressos e Afins da América Latina. É co-fundador e por três vezes eleito vice-vresidente do SINDIPROM – Sindicato das Empresas Promotoras, Montadoras e Organizadoras de Feiras, Congressos e Exposições. Foi 1º Vice-Presidente do SPCV&B – São Paulo Convention & Visitors Bureau, diretor da AMITUR – Associação dos Municípios de Interesse Turístico do Estado de São Paulo, diretor da APIC – Associação Paulista de Intérpretes de Conferência e Membro Honorário do IBEV – Instituto Brasileiro de Eventos.

Em 2002 foi eleito Grand Prix Prêmio Caio e em 2020 recebeu o Título de Cidadão Paulistano da Câmara Municipal de São Paulo.

É Diretor-Presidente da R. Hamam Eventos.