Milton Zuanazzi2

MILTON ZUANAZZI – CADEIRA 36

DATA DE POSSE: 23 de agosto de 2011

Milton Sérgio Silveira Zuanazzi (1956, Bom Jesus/ RS) é Engenheiro Mecânico, Pós-Graduado em Sociologia, ambos pela PUCRS – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, e especializou-se em análise política.

Iniciou sua carreira no setor público, como presidente da Companhia Riograndense de Telecomunicações (CRT) de março de 1991 à maio de 1992. Foi eleito por duas vezes Vereador em Porto Alegre, exercendo o mandato de 1993 à 1998. Em janeiro de 1999 deixou o seu segundo mandato quando aceitou o convite para ser Secretário de Turismo, Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul,  cargo que exerceu até dezembro de 2002.

Ministério do Turismo
De 2003 a 2006, ocupou o cargo de Secretário Nacional de Políticas de Turismo. Foi Ministro Interino do Turismo e coordenou a elaboração e execução do Plano Nacional de Turismo. Ainda como secretário-executivo do Conselho Nacional de Turismo, representou o Brasil na Reunião Especializada de Turismo do Mercosul e no comitê de finanças da Organização Mundial do Turismo.

Em 16 março de 2006 assumiu como primeiro diretor-presidente da recém criada Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

Em 2011, cinco anos após a fundação da Academia Brasileira de Eventos e Turismo, foi eleito Acadêmico-Fundador da Cadeira nº 36, tomando posse no dia 23 de agosto do mesmo ano, em cerimônia realizada no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo.

Ainda em 2011 ingressou no SBTUR Viajar Faz Bem, na qual foi CEO por cinco anos, e atualmente ´Diretor Institucional.

Desde 2017 é Diretor Presidente do Abrastur  – Associação Brasileira de Turismo Social.

Em 2021 foi um dos fundadores e é CEO da Hotel Sustentável, que tem entre seus objetivos ajudar empresas e entidades de turismo e hotelaria a profissionalizar e expandir suas atividades.

CERIMÔNIA DE POSSE

Milton Zuanazzi tomou posse na Academia Brasileira de Eventos e Turismo em 2011, em cerimônia foi prestigiada com a presença do ex-Presidente da República Walfrido dos Mares Guia.