Anya Ribeiro de Carvalho2

ANYA RIBEIRO DE CARVALHO – CADEIRA 13

Nova pagina 1

DATA DA POSSE: 04 de Outubro de 2021.

Com formação multidisciplinar, Anya Ribeiro é bacharel em Administração de Empresas pela Universidade Estadual do Ceará, e em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Ceará, possui MBA em Planejamento, Gestão e Marketing pela Universidade de Brasília.

Tem 48 anos de experiência profissional o que lhe confere o status de expert em gestão pública e privada, nos campos da educação, arquitetura, urbanismo, administração, turismo e eventos.

Com quase cinco décadas de bons serviços prestados ao turismo brasileiro, foi a primeira titular da Secretária de Turismo do Estado do Ceará (1995-2000), pasta criada no ano de 1995, em que priorizou em sua gestão o segmento de Eventos, como setor estratégico para as relações públicas e privadas do marketing e da comunicação do Destino Ceará. No período, ações bastante diversificadas foram implementadas sob sua orientação e coordenação.

Durante sua gestão à frente da Secretária de Turismo do Estado do Ceará, implementou ações em diversas áreas: Planejamento e Programas Estratégicos, Política Pública, Gestão Institucional, Programas de Investimento com recursos Internacionais – PRODETUR, Regionalização do Turismo, Parcerias e Alianças, Protocolos e Parcerias Nacionais e Internacionais, Infraestrutura e equipamentos Turísticos, Marketing dos Destinos, Comunicação, Qualificação Profissional, Pesquisas para Monitoramento e Avaliação dos produtos, mercados e destinos.

Destaque para o setor de Eventos: com a criação da SETUR-CE, e Anya Ribeiro sendo sua primeira gestora, assumiu a responsabilidade de definir, estruturar e implementar as diretrizes que norteariam os trabalhos da nova pasta. Neste sentido, o setor de Eventos teve importância estratégica para as relações públicas e privadas do marketing e da comunicação do Destino Ceará.

Em 2003 assumiu como Diretora de Planejamento e Avaliação do Ministério do Turismo (2003-2007), onde desenvolveu diversas ações, tais como Políticas Públicas, Planejamento, Gestão Institucional Descentralizada, Conselho Nacional do Turismo – Entidades Nacionais, Sistema de Monitoramento e Avaliação do PNT, Alianças e Parcerias, Estruturação de Governanças para o Turismo Macrorregional com organização de agências.

Desde 2019 atua como presidente da Câmara Setorial de Turismo e Eventos do Ceará.

Sua atuação na Câmara Setorial inclui coordenar e articular ações de Integração de Políticas Públicas com o Turismo e Eventos; Gestão de Alianças e Parcerias entre cadeias dos setores produtivos do Ceará, com o Turismo e Eventos; Desenvolvimento de Articulações e Cooperações dos setores de Turismo e Eventos com as Secretarias Estaduais, Câmaras Setoriais e Entidades Empresariais; Fortalecimento, Descentralização e Regionalização das Organizações do Turismo e Eventos no Estado; Aproximação das Instituições de Ensino Superior com o Mercado através das Entidades do Turismo e Eventos.

Em 07 de dezembro de 2020 foi eleita para a Cadeira nº 13 da Academia Brasileira de Eventos e Turismo, sucedendo o Acadêmico-Fundador da Cadeira nº 13, Paulo Renato Gaudenzi, falecido no início de 2019. Tomou posse em 04 de outubro de 2021, em cerimônia realizada em Fortaleza/ CE, na sede da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), em evento prestigiado com a presença, entre outros, do Secretário de Turismo do Ceará, Arialdo Pinho, e do Secretário de Turismo de Fortaleza, Alexandre Pereira.

QUATRO DÉCADAS DE ATUAÇÃO PELO TURISMO E EVENTOS
Desde 1972, quando assumiu seu primeiro cargo público na Prefeitura de Fortaleza, Anya Ribeiro de Carvalho emprestou dedicação, conhecimento e energia para o setor de eventos e turismo do Ceará e do Brasil, conforme se pode verificar de sua extensa folha de serviços prestados abaixo.

Comissão de Turismo Integrado Do Nordeste (1998/2000)
Cargo: Vice Presidente
Atuação: Coparticipação da gestão em apoio ao Presidente e Secretário Executivo nos processos e projetos decididos pelo colegiado constituído pelos Secretários de Secretarias Estaduais e Presidentes de Empresas de Turismo dos estados do Nordeste.
 
JG Participações (1983-1989)
Cargo: Coordenadora Técnica – Projeto Porto das Dunas Beach Park (1983 – 1989)
Atuação: Coordenação da Equipe de Acompanhamento Turístico Urbanístico, realizando análise e parecer técnico das demandas de intervenção, construção e aprovação, em cumprimento à lei de uso e ocupação do solo do território compreendido pelo projeto Urbanístico Turístico da área do Porto das Dunas-Beach Park, Etapas I, II, III e IV.

Prefeitura Municipal de Fortaleza (1972-1976)
Cargos: Assessora de Projetos Especiais (1972); Assessora Técnica do Gabinete do Prefeito Vicente Fialho (1973); arquiteta e Diretora do Departamento de Planejamento Integrado da Coordenadoria de Desenvolvimento Urbano (1973); Diretora Departamento Planejamento Urbanístico da Coordenadoria de Desenvolvimento Urbano/ (1976).

Universidade Federal do Ceará (1973-1977)
Cargo: Concursada em 1º lugar para docência nas disciplinas de Planejamento Urbano e Regional do Curso de Arquitetura e Urbanismo.

ARC Consultoria Empresarial (1979 a 2020)
Cargo: Sócia-Diretora Responsável Técnica
Atuação: Serviços de consultoria relevantes no Ceará
 
Além dos cargos exercidos na iniciativa pública e privada formalmente, Anya Ribeiro tem um vasto currículo de consultorias e pesquisas desenvolvidos para o poder público, empresas privadas e entidades associativas.

CONSULTORIAS REGIONAIS

Fundação Associação FASTEF-CE (2018)
Diagnóstico Qualitativo do Setorial do Turismo para o Estado do Ceará, retrospectivo ao período 1987/2017, tendo como referência as dimensões territorial, social, econômica, institucional e ambiental para o projeto “Plataforma – Ceará 2050”.

Personal Consultoria (2015)
Plano de Negócios para o “Geopark Araripe”- CARIRI/CE com proposta de posicionamento estratégico do equipamento como âncora do Destino Turístico da região do Cariri, incluindo Planos de Marketing e do Desenvolvimento Territorial para o Turismo dos Municípios do Cariri, Ceará.

Associação dos Hotéis e Pousadas do Município do Trairi (2009)
Programa de Estruturação e Qualificação do Turismo com Foco no Segmento de Negócios e Eventos – PEQ Turismo Trairi.

Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – SEBRAE/CE (2008)
Objetivo do Serviço: Projeto Cidade Referência –Jericoacoara

Destino Turístico no Segmento de Sol e Praia (2008)
Criação da Agência de Desenvolvimento do Turismo do Distrito de Jericoacoara/CE – ADETUR.

Secretaria de Planejamento do Estado do Ceará

SEPLAN/IPLAN-CE (1992/1994)

PRODETUR/CE
Programa Regional de Infraestrutura de Obras Múltiplas e Fortalecimento Institucional para a Região do Litoral Oeste de Fortaleza, financiado pelo BID.

PRODETURIS/CE (1989/1990)
Programa de Desenvolvimento do Território Litorâneo, área prioritária de 573 km de costa integrando 23 municípios- sistemas ambientais, viário, transportes, saneamento, energia, comunicação e turismo.

PROURB/CE (1994)
Estudo de Implementação da 1ª fase do Projeto PROURB/CE – Planejamento para Ordenamento de Áreas Turísticas em 40 cidades de porte médio do Ceará.

J.G. Empreendimentos e Participação (1983 a 1990)
Plano Turístico e Urbanístico da Praia do Porto das Dunas / Bech Park, município de Aquiraz/CE, área de 1.600 hectares – Ordenamento Territorial e Turístico do Complexo Beach Park; Controle Urbanístico em parceria da J.G./Prefeitura Municipal de Aquiraz.

CONSULTORIAS NACIONAIS

Associação Brasileira das Empresas de Transporte Aéreo Regional (2008)
Diagnóstico da Espacialização de 200 municípios do Brasil.

Destinos Turísticos Âncoras para o Desenvolvimento Regional do Turismo Nacional (2008)
Definição de Indicadores, condições necessárias e instrumentos referenciais para o Ordenamento de Destinos Turísticos Regionais, em suporte à malha aérea regional para o desenvolvimento descentralizado da atividade sustentável do turismo no país.

Associação Brasileira de Centros de Convenções e Feiras (2009)
Diagnóstico para o Ordenamento e Estruturação do Desenvolvimento Turístico do Município de São Bernardo do Campo / SP, com foco no setor de eventos.

Associação Cearense do Turismo no Espaço Rural e Natural – ACETER (2002)
Projeto Europa das Tradições – Uma Visão Transatlântica.

Federação da Universidade Federal do Paraná / FUNPAR  (2002)
Plano de Manejo Turístico do Parque Estadual de Vila Velha – Paraná.

Fundação Comissão do Turismo Integrado do NE – CTI/NE (2003)
Planejamento Estratégico da Fundação CTI/NE e 1ª Missão Empresarial do Nordeste ao Turismo no Espaço Rural e Natural de Portugal.

Ministério da Ciência e Tecnologia – MCT Agência Espacial Brasileira – AEB / PNUD (2002-2003)
Planejamento Regional da Baixada Maranhense, focado no portão de entrada da aéreo, município de Alcântara.
Criação dos Roteiros Turísticos de Alcântara.

Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – SEBRAE/RN (2001-2002)
Planejamento Estratégico para Interiorizar e Descentralizar o Desenvolvimento do Espaço Territorial Regional do RN na vertente da Economia e Indústria do Turismo.

Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas SEBRAE-PB (2001-2002)
Planejamento Estratégico para Descentralizar o Desenvolvimento do Territorial Regional na vertente da Economia e Indústria do Turismo dos Municípios da Paraíba.

Secretaria da Indústria, Comércio e Turismo do Maranhão – MARATUR (1992)
PRODETUR/MA – Planejamento Regional da Região do Litoral do Maranhão, para candidatura do Estado ao PRODETUR/NE, financiado pelo BID.

Nova pagina 1

2021 – Cerimônia de Posse