Sergio Pasqualin

SERGIO MEDINA PASQUALIN – CADEIRA 30

DATA DA POSSE: 26 de novembro de 2011

Sergio Medina Pasqualin (São Paulo, 13 de janeiro de 1951 – São Paulo, 15 de agosto de 2018), era formado pela Faculdade de Administração de Empresas ESAN, cursou Administração de Empresas na New York University e Marketing na Georgia University. Realizou cursos na Fundação Getúlio Vargas de Negociação, Gestão da Transformação Organizacional, Direção Estratégica e Planejamento Empresarial.

Começou sua vida profissional como vendedor de fundo de investimentos, com 18 anos. Depois passou a gerenciar uma rede de lavanderias que tinha oito lojas e uma usina. Em 1975, um ano após assumir o cargo, e ainda cursando o último ano da faculdade, ampliou a rede para trinta lojas. Ainda em 1975 é contratado pela rede de lojas de departamentos C&A, que estava procurando um perfil de recém-formados que tivessem tido experiência no exterior para montar o seu primeiro time de executivos. Em agosto de 1976 foi aberta então a primeira loja no Shopping Ibirapuera. Pasqualin permaneceu na C&A por quatro anos, até ser convidado para trabalhar como Gerente Geral do Shopping Iguatemi. De lá passou para a Casa Moisés, uma rede de cama mesa e banho, e depois foi convidado para ser Gerente de Operações para o Brasil da Sandiz, loja de departamentos do Grupo Pão de Açúcar. Quando a Sandiz foi vendida para um grupo holandês, foi convidado para ser Gerente de Expansão do Grupo Pão de Açúcar, onde permaneceu por quatro anos.

Em 1993 passa a atuar na indústria de Viagens e Turismo, quando assumiu o cargo de Diretor Superintendente do então recém inaugurado Expo Center Norte, onde ficou até 2015. Ao longo destes 22 anos, foi responsável pela implantação, gerenciamento e expansão do complexo de feiras e congressos, que ao final de sua gestão já contava com cinco pavilhões de feiras e exposições e um centro de convenções, somando mais 100 mil m2 de área construída.

Sergio Pasqualin integrava o Hall da Fama do Prêmio Caio desde 2013, ano em foi eleito pela terceira vez Grand Prix Prêmio Caio (2010, 2011 e 2013).

Sua preocupação permanente era com o futuro, liderando os principais movimentos do setor, como na luta pela captação da Expo 2020, criação do projeto Diálogo com os Candidatos a Prefeito em 2016, Marco Comemorativo dos Bicentenário da Independência e Centenário da Semana de Arte Moderna.

Em 2011, cinco anos após a fundação da Academia Brasileira de Eventos e Turismo, foi eleito Acadêmico-Fundador da Cadeira nº 30, tomando posse no dia 26 de novembro do mesmo ano, em cerimônia realizada no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo.

Pasqualin presidiu a Academia Brasileira de Eventos e Turismo por dois mandatos, nos biênios 2014-2016 e 2016-2018.

Preocupado com a formação profissional dos estudantes, a marca principal da gestão de Pasqualin na ACADEMIA foi o Projeto Educacional de Atividades Monitoradas junto a Empresas Nacionais e Internacionais, que proporcionou a oportunidade de uma dezena de jovens estagiarem em centros de convenções, promotoras de feiras e montadoras de estandes no Brasil e, ainda, um estagio em centros de convenções na Alemanha, Estados Unidos e Portugal. Com o projeto, Pasqualin visava a “reforçar uma política de estágio com empresas nacionais e internacionais de expressão no setor, de modo a propiciar aos futuros profissionais, e possíveis novos empreendedores, a tão necessária exposição a outras culturas, a novos conteúdos e ambientes organizacionais, que resultem na solidificação de suas capacidades técnicas e excelência de atuação junto aos cenários globalizados de qualquer país”.

Seu último projeto na ACADEMIA, do qual foi um dos maiores entusiastas, foi o estudo Brasil 2030 – Eventos e Turismo, que teve seu lançamento em agosto de 2018, durante o evento Academia Fórum, ao qual infelizmente ele não pode estar presente, mas no qual foi lembrado por todos. Em depoimento à Revista Eventos, Pasqualin declarou: “Com vistas a 2020, precisamos lutar para que as mudanças estruturais aconteçam, visando a uma revisão do custo Brasil, criando condições a médio prazo de competir em nível global, tendo como objetivo principal um planejamento envolvendo a área de educação, que trará reflexo positivo em todos os setores da economia”.

Cerimônia de Posse

Sérgio Medina Pasqualin tomou posse na Academia Brasileira de Eventos e Turismo em 2011, pelas mãos de Carlos Baumgart,  filho de Curt Otto Baumgart, Patrono da Cadeira nº 30.  A cerimônia foi prestigiada com a presença do ex-Ministro do Turismo Walfrido dos Mares Guia.

ATUAÇÃO NA ACADÊMIA BRASILEIRA DE EVENTOS

GALERIA DE FOTOS