PAULO-GAUDENZI-CADEIRA-13

PAULO RENATO GAUDENZI – CADEIRA 13

Paulo Renato Dantas Gaudenzi (Salvador, 5 de janeiro de 1945 – Salvador, 04 de fevereiro de 2009) era formado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal da Bahia.

 

Uma das figuras mais marcantes, conhecidas e queridas do turismo brasileiro, foi secretário de Turismo da Bahia no período 1979/2005. Personagem singular, apaixonado pelo turismo, com propostas originais, Paulo Renato Dantas Gaudenzi mudou o turismo e criou um novo modelo de gestão na cultura do Estado da Bahia. Isso nos anos 70.

 

Nascido em Salvador, Gaudenzi construiu sua trajetória aos poucos. Operário do Turismo – titulo de seu livro sobre turismo – inicialmente formou-se em economia pela Universidade Católica de Salvador, com licenciatura em história.

 

Em 1971, com Antonio Carlos Magalhães a frente do Governo da Bahia, Paulo Gaudenzi começou o trabalho em prol do desenvolvimento e consolidação do destino Bahia, com a implantação de hotéis, centro de convenções, investimento e infraestrutura, saneamento básico e construção de estradas.

 

Trabalhou como secretário de Turismo até 2005, com diversos governadores, como Antonio Carlos Magalhães, Paulo Souto e Cesar Borges.

 

Os resultados da gestão de Gaudenzi estão espalhados por todo o Estado, que oferece dezenas de produtos turísticos diferentes nas prateleiras das agências de viagens do mundo, com opções para todos os gostos, desde o turismo de sol e praia, até o cultural, passando pelo ecoturismo, esportes radicais, aventura e evento.

 

Ao longo de sua trajetória, atuou ativamente em diversos órgãos públicos e privados:

  • Presidente da Comissão Gerenciadora do FazCultura – Programa Estadual de Incentivo a Cultura  (1999);

  • Presidente do Conselho de Administração da BahiatursaEmpresa de Turismo da Bahia (1979-1987 e 1991);

  • Presidente do Conselho de Administração da Fundação Hansen Bahia;

  • Presidente do Conselho Curador da  Funceb – Fundação Cultural do Estado da Bahia (1995);

  • Presidente do Conselho de Administração do IPAC – Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (1995);

  • Presidente do Conselho Consultivo da Associação Cultural Auguste Rodin – Bahia (2002 – 2005);

  • Presidente do Conselho Curador do IRDEB- Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (2003);

  • Presidente do Conselho Curador da FPC – Fundação Pedro Calmon – Centro de Memória e Arquivo Público da Bahia (2003).

Foi um 15 membros fundadores da Academia Brasileira de Eventos e Turismo no ano de 2006, e Acadêmico Fundador da Cadeira nº 13, e tomou posse na Cerimônia de Fundação da Academia no dia 19 de fevereiro de 2006, em São Paulo. A Cerimônia de Posse foi comandada pelo primeiro presidente da Academia Brasileira de Eventos e Turismo, José Rafael Guagliardi.

 

Desde 1970 foi agraciado com mais de três centenas de títulos, homenagens e prêmios, entre os quais a Comenda Chevalier de L’Ordre dês Arts et dês Lettres Cavalheiro da Ordem das Artes e das Letras – concedido pelo Governo Francês em 2003.

 

Foi homenageado pelo trade de Eventos e Turismo em 2007 com o Grand Prix Prêmio Caio. Em sua Edição 47, a Revista Eventos publicou um perfil completo da trajetória de Paulo Gaudenzi. No ano anterior, em sua posse na Academia Brasileira de Eventos e Turismo, afirmou: “continuarei vindo a São Paulo para as reuniões do Colégio Acadêmico e me engajando para contribuir com o setor. Pretendo proferir palestras, escrever livros e atuar como consultor em todo país, principalmente em Salvador e São Paulo”. E assim foi.

 

Como acadêmico, possui diversos trabalhos publicados, entre os quais:

  • A Cultura na Bahia – separata da Revista da Academia de Letras da Bahia nº 43 – 1998,

  • Operário do Turismo – Retalhos de Idéias e Pensamentos – Omar G. Editora – 1999;

  • O desafio da distribuição e Turismo no Século XXI: Cluster de Entretenimento.

Paulo Gaudenzi faleceu no dia 04 de fevereiro de 2019.

 

Texto publicado no Portal Eventos, em 14 de fevereiro de 2019, assinado pelo acadêmico Sergio Junqueira Arantes

Acesse o Vídeo sobre Paulo Gaudenzi no link abaixo!

https://drive.google.com/file/d/1RYwkMABC8dzG7QtKPwLIJAuBnQRo0VVJ/view?usp=drive_link