Caio Luiz de Carvalho

CAIO LUIZ DE CARVALHO – CADEIRA 10

DATA DE POSSE: 17 de fevereiro de 2006

Caio Luiz Cibella de Carvalho (São Paulo, 10 de julho de 1951) é ex-Ministro do Esporte e Turismo e ex-presidente da Embratur.

É graduado em Direito pela Universidade de São Paulo (1976) e com Doutorado pela ECA-USP – Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (2009). É Professor Doutor da EAESP-FGV.

Com mais de três décadas de experiência e bons serviços prestados para as Políticas Públicas do Turismo Nacional, Caio Carvalho iniciou sua carreira no setor público em 1972, como assessor da Dersa – Desenvolvimento Rodoviário S/A.

De 1975 à 1979 foi Chefe de Gabinete de Caio Pompeu de Toledo, na Secretária de Esportes da Cidade de São Paulo. De 1983 à 1987 foi Coordenador de Turismo da Secretaria de Esportes e Turismo do Estado de São Paulo, durante o mandato do governador André Franco Montoro. Em 1988 foi Coordenador das Comemorações dos 80 Anos da Imigração Japonesa, e de 1989 a 1991 foi representante do Departamento de Comércio e Turismo do Estado da Flórida (EUA) no Brasil.

Durante o governo Itamar Franco (1992-1995) foi Coordenador Nacional da Câmara Setorial de Serviços e Turismo, e em seguida, Secretário Nacional de Turismo e Serviços do Ministério da Indústria e Comércio e do Turismo.

Em 1995, no início do primeiro governo de Fernando Henrique Cardoso, assumiu a presidência da Embratur – Empresa Brasileira de Turismo, cargo que exerceria até 2002. Nesse período presidiu também, de 1998 a 2000, o conselho executivo da OMT – Organização Mundial de Turismo.

Na sua avaliação, a principal ação de sua gestão na Embratur foi a Campanha de Combate ao Turismo Sexual. Com a conclusão dos trabalhos da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) sobre a prostituição infantil, necessitou-se de uma rede de comunicação nacional e internacional, articulada com um sistema de notificação e denúncia de crimes praticados contra crianças e adolescentes. Por isso, em fevereiro de 1997, em decorrência de um convênio do Ministério da Justiça com a Embratur, foi criado um Sistema Nacional de Denúncia por Telefone sob a coordenação, monitoramento e operacionalização da Abrapia – Associação Brasileira Multiprofissional de Proteção à Infância e a Adolescência. Com o apoio da OMT, foi também lançada uma Campanha Internacional para coibir o turismo sexual no Brasil. Por força de acordos com a Itália, França, Alemanha e Grã-Bretanha, o direcionamento de operadoras de turismo para o Nordeste, com folhetos vendendo a mulher brasileira, deixou de existir. A Embratur, por seu lado, passou a divulgar em seus folhetos as praias, o ecoturismo e o turismo cultural, sem vinculação com o corpo feminino.

No final do segundo mandato do ex-Presidente da República Fernando Henrique, entre abril de 2002 e janeiro de 2003, foi Ministro do Esporte e Turismo.

Na segunda edição do Prêmio Caio, Caio Luiz de Carvalho foi eleito Grand Prix Prêmio Caio 2001, recebendo a homenagem das mãos do próprio Caio Alcantara Machado.

Em 2005, assumiu a direção da SPTuris – São Paulo Turismo S/A, antiga Anhembi Turismo e Eventos, empresa de economia mista com participação majoritária da Prefeitura Municipal de São Paulo. Como diretor da SPTuris, acumulou a coordenação do grupo de trabalho de São Paulo para a Copa FIFA Brasil 2014 e a presidência do Comtur – Conselho Municipal de Turismo, órgão composto por diversas entidades públicas e privadas que se reúnem bimestralmente para discutir assuntos relativos ao turismo e à execução do Plano Municipal de Turismo.

É Professor Doutor da EAESP/FGV – Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas, e membro do Comitê Consultivo da Universidade Anhembi-Morumbi.

Em 2006 participa da fundação da Academia Brasileira de Eventos e Turismo, sendo Acadêmico-Fundador da Cadeira nº 10.

É CEO da Enter Entertainmen Experiences desde 2011, cargo que acumula, desde julho de 2014 com o de Diretor Executivo do Canal Arte1, canal por assinatura do Grupo Bandeirantes de Comunicação. No Grupo Bandeirantes é responsável, entre outros, por eventos como a Fórmula Indy e Miss Universo.

A convite do Governo Japonês, em 2016 assume como membro do Conselho Executivo da Japan House em São Paulo.

Possui vasta experiência na área de Administração e Gestão e Relações Institucionais , atuando principalmente nos seguintes temas: economias criativas;arte e cultura , megaeventos; turismo nacional e internacional; negócio do entretenimento; marketing e representação de destinos.

OBRAS PUBLICADAS

Destino Brasil – novos caminhos para o turismo (1997);
Co-organizador de Discussão e propostas para o turismo no Brasil: Observatório de Inovação do Turismo (com Luís Gustavo Medeiros Barbosa, 2006);
Co-autor de (Eco)turismo e educação ambiental: diálogo e prática interdisciplinar (com Elisabete Gabriela Figueiredo Castellano e Rodolfo Antônio de Carvalho, 2007).

 

Prêmios e títulos

Medalha Santos Dumont, Ministério da Aeronáutica (1979);
Destaque Nacional em Eco Turismo, pelos serviços prestados à causa do desenvolvimento ecoturístico e da conservação ambiental, Sociedade Brasileira para Valorização do Meio Ambiente-BIOSFERA – Rio de Janeiro (1997);
Medalha do Mérito Rural, pela defesa do Pantanal, Câmara Municipal de Poconé – MT (1997);
Doutor Honoris Causa, Facoltá Di Scienze Turistiche – Napoli (Itália) (1997);
Prêmio Imprensa de Turismo, pela atuação em prol do Turismo nacional, Associação Colunista de Turismo – Rio de Janeiro (1998);
Medalha de Ouro e Diploma de Turismo, pelo desenvolvimento no campo da atividade turística e pela dedicação aos serviços em benefício do Turismo, Secretaria de Turismo da Presidência da Nação Argentina – Buenos Aires-AR (1999);
Diploma de Honra, Estado do Espírito Santo (1999);
Cidadão do Estado do Rio de Janeiro, Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (1999);
Grande Oficial pela Ordem do Mérito da Bahia, Governo do Estado da Bahia (2000);
Agradecimento pela colaboração aos Estudos da Escola em 2000, Escola Superior de Guerra (2000);
Prêmio pelos serviços prestados com excelência e qualidade ao Turismo no ano 2000, Rio Sul Linhas Aéreas – Brasília-DF (2001);
Comendador da Ordem do Mérito Aeronáutico, Ministério da Defesa – Comando da Aeronáutica – BRASÍLIA-DF(2001);
Grand Prix Prêmio Caio, Revista Eventos (2001);
Doutor Honoris Causa, Faculdades Integradas Curitiba (2001);
Grão Mestre da Ordem do Mérito de Brasília, Governador do Distrito Federal (2002);
Líder Empresarial, Fórum de Líderes Empresariais da Gazeta Mercantil (2002);
Voto de Louvor pelos serviços prestados ao turismo, Câmara Municipal de Curitiba (2002);
Amigo do Rio, pelos serviços prestados ao Plano Estratégico da Cidade do Rio de Janeiro, Cidade do Rio de Janeiro (2002);
Medalha do Brasão de Armas do Município de Florianópolis, pelos serviços prestados em benefício do Turismo, Prefeitura Municipal de Florianópolis – Florianópolis-SC (2002);
Benfeitor do Turismo e da Cultura da Estância Turística de Embu das Artes, Prefeitura Municipal da Estância Turística de Embu – Embu-SP (2002);
Personalidade Turística 2002, Fundação Comissão de Turismo Integrado do Nordeste CTI-NE – Natal-RN (2002);
Medalha Constitucionalista, Sociedade Veteranos de 32-M.M.D.C – São Paulo-SP (2005);
Grã Cruz da Ordem Estadual do Mérito Renascença do Piauí, Governo do Estado do Piauí -Teresinha-PI (2005);
Grande Oficial pela Ordem do Mérito da Bahia, Governo do Estado da Bahia – Salvador-BA (2005);
Medalha ao Mérito Turístico do Chile, Serviço Nacional de Turismo do Chile – Santiago-Chile (2005);
Diploma de Gratidão, Câmara Municipal de São Paulo. São Paulo-SP (2005);
Medalha de Mérito Pedro Ernesto, Câmara Municipal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro.
Golden Helm by the Board of Governors in the International Award for Tourism, Board of Governors in the International Award for Tourism-Berlin-ITB (2005);
Personalidade, no Dia Mundial do Turismo, Gazeta do Turismo – Salvador-BA (2005);
Doutor Honoris Causa, Universidade Anhembi Morumbi (2005);
Destaque nas áreas de Publicidade, Turismo e Comunicação Mercadológica, Universidade Metodista (2005);
Grande Medalha JK, Governo de Minas Gerais (2006);
Personalidade do Turismo Brasileiro 2006, na Categoria Órgão Governamental, Folha do Turismo (2006);
Medalha Constitucionalista, Sociedade veteranos de 1932 M.M.D.C. (2006);
Personalidade do Turismo Brasileiro, na categoria Galeria de Grandes Personalidades, Folha do Turismo (2007);
Prêmio PNBE de Cidadania 2009-Categoria Governança Pública, PNBE – Pensamento Nacional das Bases Empresariais (2009);
Prêmio World Travel Market 2011, Mercado & Eventos (2011);
 

2006 – Cerimônia de Posse

Caio Luiz de Carvalho tomou posse na Academia Brasileira de Eventos e Turismo pelas mãos do Patrono da Cadeira nº 10, Joel Andrade Lóes

2014 – Mérito Acadêmico à Fernando Henrique Cardoso

Caio Luiz de Carvalho durante a cerimônia de entrega do Mérito Acadêmico ao ex-Presidente da República Fernando Henrique Cardoso.

Galeria de Fotos