Mario Beni

MARIO BENI – CADEIRA 06

DATA DE POSSE: 16 de fevereiro de 2011

Mário Carlos Beni (Casa Branca/ SP, 14 de abril de 1938), é Engenheiro Civil formado pela Universidade Mackenzi, e Advogado pela Universidade Federal Fluminense, é ainda  Mestre pela Escola de Sociologia e Política da Universidade de São PauloUSP, Doutor em Ciências da Comunicação e Livre Docente em Planejamento e Desenvolvimento Regional pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo – ECA/USP e Professor Titular em Turismo.

Com 40 anos de magistério superior em turismo, foi o primeiro docente a ser autorizado pelo Ministério de Educação e Cultura a lecionar planejamento e organização do turismo no país. É Professor Titular aposentado da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo – ECA/USP, Professor Convidado de diversos Programas de Pós Graduação, Mestrado e Doutorado no país e no exterior.

Iniciou sua trajetória na área acadêmica em 1961, no campo da Arquitetura. Como terceiranista de Engenharia da Universidade Mackenzie, foi aceito como Auxiliar de Pesquisa do Prof. Dr. Nestor Goulart Reis Filho, então docente de Arquitetura no Brasil, disciplina do 4º ano da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, ainda sediada na Rua Maranhão.

Em fins de 1963, já formado Engenheiro Civil, foi Colaborador Voluntário na disciplina Planejamento Urbano e Territorial, oferecida no nível de Pós-Graduação da Universidade de São Paulo, sob a titularidade do Prof. Dr. Lauro Bastos Birkholz, com quem trabalhou neste mesmo período na Secretaria de Estado de Serviços e Obras Públicas de São Paulo, onde exercia a Chefia de Gabinete, e o Dr. Birkholz, a Coordenadoria do Grupo de Planejamento Setorial.

Em 1964 matriculou-se na Escola Pós-Graduada de Ciências Sociais da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, Instituição Complementar da Universidade de São Paulo, ao mesmo tempo em que ingressava na Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Em 1966 concorre à Deputado Estadual de São Paulo, pela Aliança Renovadora Nacional. Ficou na primeira suplência, assumindo o mandato logo em seguida. Seu mandato é interrompido em 1967, pelo “recesso parlamentar” imposto pelo regime militar. Em 1984, com o país engajado na luta pelo retorno democrático, filia-se ao Partido Democrático Trabalhista – PDT, sendo eleito Secretário Geral do partido.

Em 1971 conquista uma bolsa de estudos na Universidade de Tóquio, Japão, em curso patrocinado pela Japan International Cooperation Agency.

Em 1972 é credenciado pelo Ministério da Educação e Cultura como Primeiro Professor Regente das disciplinas Teoria e Técnica do Turismo e Planejamento e Organização do Turismo, iniciando sua atividade docente na Faculdade de Turismo Anhembiatual Universidade Anhembi-Morumbi– e na Faculdade Ibero-Americana.

Ainda em 1972 é designado pelo então Diretor da Escola de Comunicações e Artes – ECA, Prof. Dr. Manoel Nunes Dias, para elaborar o plano de implantação do Curso de Turismo na USP, ocasião em que várias unidades dessa Universidade disputavam a criação desse curso, como FAU, FEA, entre outras. Para o projeto de estrutura curricular, consultou alguns centros de estudos no exterior, notadamente o Centro des Hautes Études de Tourisme da Universidade de Aix-en-Provence. Desde o seu início, em 1973, o Curso de Turismo da ECA/USP firmou-se com identidade própria, ganhando renome nacional e conquistando espaço nos centros universitários do exterior, até que, em 1975, a Embratur o credencia como coordenador da discussão com outros estabelecimentos de ensino superior para a integração nacional da estrutura curricular.

Procurador aposentado do Departamento Autônomo de Água e Esgoto – DAEE, e ex-Presidente do CENTur – Conselho de Entidades Nacionais do Turismo. No mesmo ano foi convidado pelo Diretor da Escola de Comunicações e Artes – ECA para elaborar o plano de implantação do Curso de Turismo na  Universidade de São Paulo.

Foi editor associado de Annals of Tourism Research. Pertence ao Conselho Superior da Internacional Association of Cientific Experts in Tourism e da International Academy of Tourism. Foi membro do Comitê de Ética da Organização Mundial do Turismo – OMT, representando as Américas , da Associação Mundial de Formação Profissional em Hotelaria e Turismo – AMFORTH, que lhe conferiu, em 2003 o Tourism Award, em Antalya na Turquia.

Foi membro da Comissão de Ética de Turismo da OMT por três mandatos. É membro efetivo do Conselho Nacional de Turismo – CNT há nove anos, por indicação do Presidente da República.

Em 2011 foi eleito para a Cadeira nº 06 da Academia Brasileira de Eventos e Turismo, em sucessão ao Acadêmico-Fundador da Cadeira nº 06, Mario de Mello Faro, falecido no ano anterior. A cerimônia de posse foi realizada no dia 17 de fevereiro de 2011, no centro de convenções do Expo Center Norte, em São Paulo.

RECONHECIMENTO

Turismo Award 2004, Anforht (2004);
Em sua homenagem, o Centro Acadêmico do Centro Universitário Barão de Mauá de Ribeirão Preto é batizado de Centro Acadêmico Prof. Dr. Mário Carlos Beni (2004);
Troféu Loba Romana por Serviços Prestados a Comunidade, Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo (2003);
XIV Prêmio UPIS de Turismo – Escritores de Turismo, UPIS – Faculdades Integradas – DF (2003);
Primeiro Professor de Turismo e o Docente Decano do Brasil, Homenageado pela ABBTUR – SP (2003);
Prêmio SESC / UNA de Turismo Sustentável – Patrono, SESC / UNA (2002);
Recebe o Título de Cidadão Honorário pela Câmara Municipal de São José do Rio Pardo, São Paulo (1998);
Recebe o Título de Cidadão Honorário pela Câmara Municipal de Vargem Grande do Sul, São Paulo (1982);
Diploma Histórico – 30 anos de Glória, G.R. Escola de Samba Nenê da Vila Matilde, São Paulo (1979);
Medalha Brigadeiro José Vieira Couto de Magalhães, Sociedade Geográfica Brasileira, São Paulo (1965);
Medalha Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon, Sociedade Geográfica Brasileira, São Paulo (1965);
Medalha Cultural e Cívica José Bonifácio de Andrade e Silva, o Patriarca, Sociedade Brasileira de Heráldica e Medalhística (1964);
Homenagem do Rotary Club de Casa Branca e Club Casa Branca, Casa Branca – SP (1964);
Patrono de Formatura I Turma de Turismo da Faculdade Cenecista de Joinville, Joinville – SC (2006);
Patrono da Turma de Turismo de 2004, Pontifícia Universidade Católica de Poços de Caldas – MG (2004);
Patrono dos Formandos do Curso de Turismo, Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Foz do Iguaçu, Universidade do Oeste do Paraná (1992);
Paraninfo da 1ª Turma de Bacharéis em Turismo, Pontifícia Universidade Católica de Campinas, SP (1982);
Paraninfo da 1ª Turma de Bacharéis em Turismo, Organização Santamarense de Educação e Cultura – OSEC, São Paulo (1979);
Paraninfo da 2ª Turma de Bacharéis em Turismo, Faculdade Padre Manoel da Nóbrega, São Paulo (1979);
Patrono da 1ª Turma de Bacharéis em Turismo, Faculdade Padre Manoel da Nóbrega, São Paulo (1978);
Paraninfo da 1ª Turma de Bacharéis em Turismo, Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (1977);
Paraninfo da 2ª Turma de Bacharéis em Turismo, Faculdade Ibero-Americana de Letras e Ciências Humanas, São Paulo (1976);
Patrono da 1ª Turma de Bacharéis em Turismo, Faculdade Ibero-Americana, São Paulo (1975);
 

 

2011 – Cerimônia de Posse

Cerimônia de posse do professor Mário Carlos Beni na ACADEMIA BRASILEIRA DE EVENTOS E TURISMO,

prestigiada pelo então Vice-Governador de São Paulo, Márcio França.

2013 – Mérito Acadêmico à Gabriel Rodrigues

Mário Carlos Beni foi um dos oradores na entrega do Mérito Acadêmico à Gabriel Rodrigues, fundador da Universidade Anhembi-Morumbi e do primeiro curso de Turismo do Brasil.

2014 – Mérito Acadêmico à Fernando Henrique Cardoso

Mário Carlos Beni durante a cerimônia de entrega do Mérito Acadêmico ao ex-Presidente da República Fernando Henrique Cardoso.