Mario Mello Faro

MARIO MELLO FARO – CADEIRA 06

Mário Mello Faro (Santos, 29 de abril de 1921 – São Paulo, 11 de outubro de 2010) era médico, empresário do turismo e historiador.

MEDICINA
Se formou em Medicina pela Escola Paulista de Medicina em 1946. Ao sair formado, o rapaz de Santos especializou-se em Tisiopneumologia no Hospital São Luiz Gonzaga.

Nos 30 anos em que se dedicou à medicina, foi membro da Associação Paulista de Medicina, da Associação Médica Brasileira, da Associação Paulista de Moléstias Pulmonares e da Sociedade Brasileira de Abreugrafia.

Tinha a inscrição nº 50 no Conselho Regional de Medicina. Em reconhecimento à sua atuação médica, foi laureado com os prêmios Clemente Ferreira, Ivan de Souza Lopes e Manoel de Abreu. Publicou vários artigos temáticos em revistas e jornais especializados das respectivas áreas. Exerceu a profissão até 1976.

TURISMO
Seu pai era um português que em Santos criou uma empresa de assistência aos estrangeiros, sobretudo aos conterrâneos que desciam na cidade. Vendia passagens marítimas e fazia câmbio.

Quando a empresa da família, a Casa Faro Turismo e Câmbio, abriu uma filial em São Paulo, Mario passou a tocar o negócio. Funcionário do Hospital do Mandaqui, de manhã se dedicava à medicina; à tarde, ao turismo.

Por alguns anos, dividiu-se entre as atividades, até que o turismo pesou mais.

Foi um dos primeiros a fretar navios para turismo, pela costa brasileira, de São Paulo a Manaus, em programas de 15, 20 ou 30 dias de duração.

Permaneceu na empresa até 1990, quando se separou e, junto com os filhos, montou a sua própria agência, a Mello Faro Turismo.

Pioneiro no setor -começou na área em 1959-, foi o primeiro presidente do São Paulo Convention & Visitors Bureau, presidente da ABAV São Paulo – Associação Brasileira de Agências de Viagens e Vice-Presidente da ABAV Nacional e da COTAL – Confederação das Organizações Turísticas da América Latina. Foi ainda presidente do Skal São Paulo e membro do Conselho Nacional de Turismo.

Em 2006, foi um dos membros fundadores da Academia Brasileira de Eventos e Turismo, sendo o Acadêmico Fundador da Cadeira nº 06, indicando como Patrono da Cadeira o empresário Ruben Berta, um dos pioneiros da aviação brasileira.

Gostava muito de ir a Portugal, onde tinha parentes. Acabou se especializando em genealogia. No perfil levantado de sua família, chegou até a dom João VI.

Articulista de revistas especializadas, ele também foi membro do Comitê Editorial da revista Turismo em Análise, da ECA-USP. Sua produção literária contempla as seguintes obras: “A Família Mello e Faro em Portugal e no Brasil“; “Famílias Fidalgas Portuguesas e seus Vínculos no Brasil“; “Histórias e Fatos“; e “D. Nuno Alves Pereira – Vida e Obra“.

Foi laureado com a Medalha Johann Strauss, outorgada pela Comissão de Turismo de Viena, em 1976, e designado membro do Conselho Nacional de Turismo, de 1979 a 1982. Foi Patrono da 1ª Turma da Faculdade de Turismo de Santos.

Por anos escreveu no Jornal PANROTAS, onde era responsável pela coluna As Máximas do Faro.

No seu último ano de vida, Mário de Mello Faro se dedicava a finalização da produção de seu novo livro: “Histórias e Fatos“.