Marcio Favilla

MÁRCIO FAVILLA LUCCA DE PAULA – CADEIRA 30

DATA DA POSSE: 24 de Novembro de 2020.

Marcio Favilla Lucca de Paula é nascido em Belo Horizonte (MG), em 09 de janeiro de 1958, casado e pai de dois filhos.

É fluente em inglês, espanhol e francês, formado em Economia pela Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais, com Mestrado – Master of Arts – em Estudos do Desenvolvimento pelo Instituto de Estudos Sociais, em Haia, na Holanda (1985-1986), com especialização em Planejamento do Desenvolvimento Regional.

Desde 2018 atua como consultor, e é sócio fundador da Daelex – Consultoria de Investimentos e Negócios, com escritórios em Belo Horizonte e Madri.

Iniciou sua carreira profissional no Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais – BDMG, em Belo Horizonte, onde atuou de 1980 a 1994 como: Economista no Departamento de Micro e Pequenas Empresas e no Departamento de Estudos Econômicos, Assessor da Presidência, Chefe da Divisão de Recursos Internacionais e Chefe do Departamento de Estudos Econômicos.

Na Secretaria da Fazenda de Minas Gerais – SEF-MG, de 1995 a 1998, ocupou os cargos de Coordenador de Projetos Especiais, responsável pela modelagem técnica e implementação bem sucedida da privatização dos dois bancos comerciais do Estado (Banco de Crédito Real de Minas Gerais – CREDIREAL e Banco do Estado de Minas Gerais – BEMGE) e Diretor do Tesouro do Estado.

De 1999 a março de 2002, no Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior – MDIC, desempenhou as funções de Gerente de Programa na Secretaria de Comércio e Serviços; na Secretaria de Desenvolvimento da Produção foi Coordenador Geral de Investimentos e Financiamento e Diretor do Departamento Nacional de Registro de Empresas; Representante do MDIC em vários órgãos de assessoramento e de decisão do Governo Federal.

Como Diretor de Relações Institucionais da InvesteBrasil – Rede Brasileira de Promoção de Investimentos, no Rio de Janeiro, de março de 2002 a janeiro de 2003, foi responsável pela criação e gestão da Rede de Apoio ao Investidor, composta por todos os ministérios e órgãos federais relevantes, bem como pelos governos estaduais, nas atividades de atração de investimentos estrangeiros para o Brasil da então recém criada Investe Brasil, OSCIP fruto de parceria público- privada entre o Governo Federal e entidades empresariais de âmbito nacional.

De janeiro de 2003 a abril de 2007 foi Secretário-Executivo do Ministério do Turismo- MTur, quando esteve ativamente envolvido com as atividades da Organização Mundial do Turismo – OMT. Além disso, como Secretário-Executivo do Ministério do Turismo, foi o chefe de várias delegações brasileiras sobre as negociações e adoção de diferentes acordos e protocolos de cooperação técnica em turismo entre o Brasil e outros países americanos; participou ativamente do restabelecimento da Reunião Especial sobre Turismo dos Países do Mercosul (Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai); e foi responsável pela organização das três Reuniões Anuais do Fórum Mundial de Turismo pela Paz e Desenvolvimento Sustentável, realizadas em Salvador da Bahia (2004), Rio de Janeiro (2005) e Porto Alegre (2006).

De abril de 2007 a dezembro de 2009 foi Secretário-Executivo da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República.

De janeiro de 2010 a dezembro de 2017 foi Diretor Executivo da Organização Mundial do Turismo – OMT / UNWTO. No período, além de atuar como Substituto Designado do Secretário Geral da OMT, foi seu conselheiro sobre questões técnicas e políticas. Coordenou os trabalhos dos Comitês Técnicos de Sustentabilidade, Estatística e Conta Satélite do Turismo, Ética e Competitividade, com a participação dos Estados-Membros, e do Comitê Editorial (interno).

É membro dos Conselhos Empresariais de Turismo e de Relações Internacionais da Associação Empresarial e Comercial de Minas Gerais – ACMinas, membro fundador da Associação Brasileira de Economistas para a Democracia – seção Minas Gerais – ABED-MG, membro fundador do Climate Friendly Travel Think Tank, em Malta, e membro do Global Travel & Tourism Resilience Council, na Jamaica.

Foi eleito em 03 de agosto de 2020 para a Cadeira nº 30 da Academia Brasileira de Eventos e Turismo, em sucessão ao Acadêmico-Fundador da Cadeira nº 30, Sergio Medina Pasqualin, falecido em 2018. Além de Favilla, foram apresentadas mais duas candidaturas à sucessão da Cadeira nº 30: a da professora e escritora Andréa Nakane e do empresário Fernando Eilimelek. Márcio Favilla foi eleito em primeiro turno, obtendo dois terços dos votos do Colégio Acadêmico.

A cerimônia de posse foi realizada no dia 24 de novembro de 2020, no WTC Events Center. Em função das medidas de enfrentamento à pandemia do Covid-19, a cerimônia foi realizada de forma híbrida, com a participação presencial de Sergio Junqueira Arantes, presidente da Academia Brasileira de Eventos e Turismo, dos acadêmicos Érica Drumond, Ibrahim Georges Tahtouh, Marisa Canton e Virgilio Carvalho, além de Joana Pasqualin, viúva do antecessor de Favilla na Cadeira nº 30. Os demais acadêmicos participaram através de transmissão online. A cerimônia de premiação também foi transmitida ao vivo através do canal da ACADEMIA no Youtube.

Cerimônia de Posse

Cerimônia de posse de Márcio Favilla, realizada no dia 24 de novembro de 2020, no WTC Events Center. Em função das medidas de enfrentamento à pandemia do Covid-19, a cerimônia foi realizada de forma híbrida.