Guilhermo Alcorta

JOSÉ GUILLERMO ALCORTA – CADEIRA 23

DATA DE POSSE: 25 de abril de 2008

José Guillermo Condomí Alcorta (17 de janeiro de 1939, Buenos Aires) é fundador e CEO do Grupo Panrotas.

Filho de pai argentino e mãe brasileira, nasceu na Argentina, estudou no Colegio Champagnat, e viveu em Buenos Aires até 1970, quando se muda para o Brasil.

Começou no turismo em 1971, liderando a agência Andrade Arnaud Turismo em São Paulo, pertencente Banco Andrade Arnaud.

Em 1974 fundou a Panrotas Editora, responsável pela publicação do Jornal Panrotas, substituído em 2018 pela Revista Panrotas, do Portal Panrotas e do Guia Panrotas.

Em 2003 criou o Fórum Panrotas, que por conta de seu formato inovador e a qualidade do conteúdo e participantes, tornou-se a grande referência entre os eventos do setor, gerando ainda edições regionais.

Em 2007 foi homenageado pelo Skal São Paulo como Personalidade do Ano Skal 2007.

Em 2008 foi eleito Acadêmico-Fundador da Cadeira nº 23 da Academia Brasileira de Eventos e Turismo. Tomou posse em cerimônia realizada em 25 de abril de 2008, no Caesar Park Vila Olímpia, hoje Pullman Vila Olímpia.

Em 2012 foi homenageado pela Atout France, órgão oficial do Governo da França por sua atuação em prol do fomento do turismo Brasil-França.

Em 2018, em sociedade com Ana Maria Donato e Jeanine Pires, criou a Matcher, uma plataforma e evento para vender o Brasil no Exterior, cujo primeiro encontro ocorreu em maio, em Fortaleza.

Em novembro de 2019 foi homenageado durante o Festuris pela Câmara Municipal de Gramado com o Troféu Silvia Zorzanello, honraria que visa homenagear pessoas que elevam o nome da cidade de Gramado em questões relativas ao turismo em âmbito nacional e internacional.

Cerimônia de Posse

Cerimônia de posse de Guilhermo Alcorta na Academia Brasileira de Eventos e Turismo em 2008

reconhecimento