Elza Tsumori

ELZA TSUMORI – CADEIRA 37

DATA DE POSSE: 23 de agosto de 2011

Elza Tsumori (22 de outubro de 1950, São Paulo) é desenhista industrial pela FAAP – Fundação Armando Alvares Penteado, pós-graduada latu sensu em Liderança da APG Amana-Key.

É Presidente da Câmara Brasileira da Indústria de Eventos que reúne 13 entidades do setor, ex-presidente por duas gestões da AMPRO – Associação de Marketing Promocional, da qual também é ex-presidente do Conselho Consultivo e atualmente membro do seu Conselho Deliberativo.

É diretora da Casa Barcelona Gestão de Marcas & Design de Negócios que tem foco em Design de Valor, onde coordena trabalhos de eventos corporativos com ênfase em projetos especiais de Marketing Cultural, Educação e Economia Criativa. É membro fundadora do Observatório da Longevidade, empresa voltada a consultoria de novos produtos e serviços para Silver Economy, estuda a mudança demográfica brasileira e sua aplicação. Atua como consultora em projetos e ações de desenvolvimento de destinos turísticos com foco em Viagens de Incentivo e Eventos Corporativos e se dedica na viabilização de projetos com alto impacto social para destinos com DNA cultural e economia criativa como via de desenvolvimento econômico integrado sustentável.

É ainda Coordenadora de Relações Institucionais e representante da AMPRO no Conselho Empresarial de Turismo da CNC – Confederação Nacional do Comércio, Serviço e Turismo, e membro da Acadêmica da Academia Brasileira de Marketing Esportivo – AbraEsporte e Vice-Presidente da ADVB São Paulo – Associação de Dirigente de Vendas e Marketing.

Iniciou sua trajetória profissional em 1965 como pintora de cartazes de cinema, artista plástica e ilustradora desde muito cedo, ajudando seu pai. Seu 1º premio foi com a Campanha de Combate ao Incêndio quando tinha 9 anos.

De 1972 a 1975 trabalhou como diretora de arte e responsável pela área de Comunicação Visual da Hidroservice – Engenharia de Projetos e na inauguração do Hotel Maksoud Plaza. Nessa época conquistou o Premio Aquisição, no Salão de Arte Jovem da União Cultural Brasil-Estados Unidos de Santos. Fez estágio na Cosi, Jarbas e Sergino Propaganda.

Entre 1976 e 1979 foi sócia de um estúdio fotográfico prestando serviços para clientes direto da empresa e para empresas de Design de Comunicação Visual. Entre outros trabalhos do período, criou a marca do Restaurante Bolinha, a sinalização interna do jornal O Estado de São Paulo, Shopping Eldorado e a identidade visual da Interprint Formulários.

Em 1979 foi uma das sócias-fundadoras da ArtCompany Propaganda e Merchandising, uma das agências pioneiras do marketing promocional do Brasil e que recebeu mais de 200 prêmios nacionais e internacionais e de veículos especializados. A agência foi adquirida em 2000 pela Talent Comunicação.

Na década seguinte, de 2001 a 2010, foi sócia da Companhia Ativadora de Negócios, com foco no trade marketing, marketing de relacionamento e incentivo ao trade. Pela Cia. Ativadora conquistou o Jacaré de Prata no Prêmio Caio 2005, na categoria Congresso Internacional.

Em 2011, cinco anos após a fundação da Academia Brasileira de Eventos e Turismo, foi eleita Acadêmica-Fundadora da Cadeira nº 37, tomando posse no dia 23 de agosto do mesmo ano, no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo, em cerimônia prestigiada com a presença do ex-Ministro do Turismo, Walfrido dos Mares Guia. Desde que se tornou membro, Elza Tsumori participa ativamente do dia-a-dia da instituição, tendo sido eleita Diretora Financeira por cinco gestões consecutivas (2012-2014, 2014-2016, 2016-2018, 2018-2020 e 2020-2022).

RECONHECIMENTOS

  • Premio Aquisição, no Salão de Arte Jovem da União Cultural Brasil-Estados Unidos

  • Eleita Empresária de Promoção do Ano em 1994 pelo Premio Colunistas.

  • Em 1994 conquistou também o troféu de Empresária de Promoção do Ano na XIII Prêmio Promoção Brasil, promovido pela Associação Brasileira dos Colunistas de Marketing e Propaganda – ABRACOMP.

  • Profissional do Ano no Festival Brasileiro de Promoção, Embalagem e Design, da Revista ABOUT.

  • Eleita como um dos Profissionais Mais Influentes do Marketing Promocional Brasileiro em 2011, 2012, 2014 e 2016 pela Promoview – mídia especializada em Comunicação.

  • Eleita Personalidade do Ano do Prêmio Caio 2020 por sua atuação na Câmara Brasileira da Indústria de Eventos.

CERIMÔNIA DE POSSE

Elza Tsumori tomou posse na Academia Brasileira de Eventos e Turismo em 2011, em cerimônia foi prestigiada com a presença do ex-Presidente da República Walfrido dos Mares Guia.

GALERIA DE FOTOS