Roland Bonadona

ROLAND DE BONADONA – CADEIRA 25

DATA DE POSSE: 26 de novembro de 2009

Roland de Bonadona (29 de maio de 1950, Chatou, France) é francês naturalizado brasileiro, formado em Administração de Empresas (Diploma Master) pela Université Paris Dauphine.

Há quatro décadas na rede francesa Accor Hotels, empresa foi fundada em 1975 por Jean Larcher, e que na época, contava apenas com 20 hotéis sob as marcas Novotel & Pathernon, Bonadona chegou ao Brasil em 1990, vindo com a missão de implantar a marca Sofitel, na seqüência da fusão com a Rede Quatro Rodas. Além disso, o executivo teve a premissa de assumir a área de desenvolvimento do braço hoteleiro do Grupo Accor.

Em 1994 assumiu como CEO da Accor Hotels no Brasil, empreendendo a expansão da rede. Sob sua liderança, Accor no Brasil tornou-se o terceiro maior mercado mundial do Grupo.

Em 1998 tornou-se CEO da Accor Latin America, ficando responsável pela gestão de marcas da Accor e operações de franquia e desenvolvimento para a região das Américas e do Caribe. Com o novo cargo, tinha sob sua responsabilidade 260 hotéis, em 15 países, e 15 mil funcionários.

Em 2014 foi alçado à  CEO da Accor Hotels Americas, abrangendo todo o continente americano.

Desde 2015, quando afastou-se das funções executivas no grupo francês, passou a atuar como Consultor Sênior da Accor South America. No mesmo ano funda a BHC – Bonadona Hospitality Consulting, consultoria em estratégia, desenvolvimento e investimentos hoteleiros. Com atuação em âmbito corporativo, eventos e associações profissionais do setor.

Em 2009, três anos após a fundação da Academia Brasileira de Eventos e Turismo, foi eleito Acadêmico-Fundador da Cadeira nº 25, tomando posse no dia 26 de novembro do mesmo ano, em cerimônia realizada no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo.

Em 2011 Rolando Bonadona foi eleito Grand Prix Prêmio Caio, segmento Hotelaria.

No campo institucional, Roland de Bonadona foi o primeiro vice-presidente do São Paulo Convention & Visitors Bureau, e presidente do Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil – FOHB). Sua atuação à frente da entidade foi reconhecida durante o 55º Congresso Nacional de Hotéis – Conotel, em 2013, quando recebeu justa homenagem.

Em 2014 foi homenageado pelo Skal Club São Paulo por sua contribuição ao turismo nacional.