Guilherme Paulus2

GUILHERME PAULUS – CADEIRA 14

DATA DE POSSE: 26 de fevereiro de 2007

Guilherme de Jesus Paulus (São Paulo, 10 de julho de 1949) é fundador e Presidente do Conselho de Administração da operadora CVC, e da da GJP Participações, que controla a GJP Hotéis & Resorts. É formado em Administração de Empresas.

Iniciou sua trajetória profissional cedo: aos 14 anos, por ter repetido de ano, seu pai o colocou para trabalhar e estudar ao mesmo tempo. Assim, trabalhou numa loja de zípers, e depois como contínuo na Philips. Com 18 anos conseguiu um estágio na IBM, o que permitiu guardar dinheiro e fazer uma viagem para a Europa. Quando retornou, foi trabalhar na Casa Faro Turismo.

O capítulo seguinte Guilherme Paulus contou em uma entrevista. “Um dia, fui acompanhar um grupo numa viagem de navio no qual estava o deputado federal Carlos Vicente Cerchiari, de Santo André. Nessa viagem criei várias gincanas, brincadeiras, bingos etc., o que impressionou o deputado, que insistiu muito para que eu montasse uma agência de viagens com ele“. Nascia assim, em 1972, a CVC, como uma pequena agência de turismo localizada na cidade de Santo André.

Hoje a CVC é conhecida como a maior operadora de viagens da América Latina e a maior rede de varejo de turismo do Brasil. Em 2009, Guilherme Paulus foi um dos responsáveis pela negociação que envolveu a venda de parte da CVC ao Carlyle Group, fator fundamental na expansão da marca. Em 2013, a empresa abriu seu capital na bolsa de valores.

Em 2005 funda a GJP Hotels & Resorts, considerada uma das principais redes da hotelaria nacional.

Em 2006, adquiriu a companhia aérea Webjet, que chegou ao posto de terceiro maior negócio do ramo no Brasil. Em 2011, vendeu a Webjet para a Gol Linhas Aéreas.

Atualmente, ele é presidente do Conselho de Administração do São Paulo Convention & Visitors Bureau; vice-presidente de Relações Internacionais da ABAV Nacional – Associação Brasileira de Viagens; e chairman do Grupo GJP, que controla a GJP Hotels & Resorts e a GJP Construtora e Incorporadora.

É membro do Conselho Nacional de Turismo e Membro do CDES – Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do Governo Federal.

Foi eleito Acadêmico Fundador da Cadeira nº 14 em 2007 e tomou posse como membro da Academia Brasileira de Eventos e Turismo no dia 26 de fevereiro de 2007, em cerimônia realizada no então Caesar Park Vila Olímpia, hoje Pullman São Paulo Vila Olímpia.

RECONHECIMENTO
A contribuição de Guilherme Paulus para o desenvolvimento do turismo vem sendo reconhecida pela sociedade em geral e por governos internacionais. Em 2012, foi homenageado pelo Governo Francês, pela contribuição ao desenvolvimento e promoção do turismo na França. Também já foi homenageado pelas prefeituras de Cancun (México), Isla Margarita (Venezuela), Miami (Estados Unidos), Buenos Aires e Bariloche (Argentina).

No Brasil foi eleito “Executivo de Valor“, pelo jornal Valor Econômico; e “Empresário Revolucionário das Relações de Consumo“, conforme a revista Consumidor Moderno.

Em 1990 foi eleito Empresário do Ano pela ACISA – Associação Comercial e Industrial de Santo André. Por três anos consecutivos, 2003, 2004 e 2005, recebeu o título de Personalidade do Ano, pela Revista Viagem e Turismo, da Editora Abril; Recebeu ainda o Top of Mind em São Paulo e região do ABC e Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, por presidir a marca mais lembrada por seus habitantes. Em 2004 recebeu o Troféu Pantanal na 11ª Festa Internacional do Pantanal.

Em 2005 foi homenageado pelo Conselho Diretor do Prêmio Caio com a distinção de “Menção Honrosa” por sua contribuição para o turismo e para o segmento de eventos no Brasil. No ano seguinte recebeu o título de Membro Honorário da Academia do Empreendedor INEMP, concedido pela Ernst & Young.

Por dois anos consecutivos Guilherme Paulus foi reconhecido pelo Grupo de Líderes Empresariais – LIDE: em 2009 com o Prêmio LIDE de Empreendedor do Ano, e em 2011 com o troféu Líder na Indústria do Turismo pelo Grupo de Líderes Empresariais (LIDE).

Mais recentemente, em 2016 foi eleito Personalidade do Ano pelo Skal São Paulo, e em 2018 foi homenageado nos 30 anos do Festuris – Festival de Turismo de Gramado.

Recebeu da Assembléia Legislativa do Estado da Bahia o título de Grão Mestre da Ordem do Mérito da Bahia, no grau de Comendador. Em 2006 recebeu do Governo de Alagoas a Medalha de Honra ao Mérito Marechal Floriano Peixoto, e da Câmara Municipal de Bento Gonçalves a Medalha Aristides Bertuol. Em 2012 recebeu do Governo de Minas Gerais a Medalha Presidente Juscelino Kubitschek. O executivo também coleciona uma série de títulos de Cidadão Honorário municipais (Fernando de Noronha, Foz do Iguaçu, Gramado, Natal, Recife, Salvador e Santo André) e estaduais (Bahia, Paraíba e Rio de Janeiro).

O executivo é considerado um dos maiores empresários da indústria de turismo e é membro do Conselho Nacional do Turismo desde 2003, sendo o único empresário do setor a integrar o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social – CDES do Governo Federal, que ocorreu entre os anos de 2012 e 2016.

2007 – Cerimônia de Posse

Cerimônia de posse de Guilherme Paulus na Academia Brasileira de Eventos e Turismo

GALERIA DE FOTOS