SJA

SERGIO JUNQUEIRA ARANTES – CADEIRA 01

DATA DE POSSE: 17 de fevereiro de 2006

Com mais de 50 anos de jornalismo, Sergio Junqueira Arantes (21 de fevereiro de 1949, São Paulo) iniciou sua carreira ainda na década de 60, com a criação do jornal Folha da Juventude, e teve passagens por diversos jornais paulistanos, como o Gazeta do Bairro da Zona Oeste. No início da década de 1970, criou uma editora, responsável pela veiculação da revista Palco+Plateia, pioneira do gênero no meio artístico, e de programas para peças de teatro e shows e uma agência de propaganda especializada no segmento artístico.

Na década de 1990, junto com seu irmão Paulo Junqueira, começou a atuar na indústria de eventos, inicialmente com a produção de show cases para destinos estaduais e municipais, e de revistas customizadas, como a Viaje Bem, revista de bordo da extinta companhia área VASP e a revista ARENA SÃO PAULO.

Em 1998 criou a Revista Eventos, publicação dedicada à indústria de eventos. Três anos depois nascia o Portal Eventos, e que deram origem à Eventos Expo Editora, que depois se tornou o Grupo Conecta Eventos, e foi responsável também pela publicação de outros títulos, como a MIX Hotel by ABIH São Paulo, revista oficial da entidade paulista.

No ano 2000, idealizou e criou o Prêmio Caio, que em 2020 realizou sua 21ª edição ininterrupta. Em 2013 criou o Fórum Eventos, atualmente em sua 9ª edição, principal palco para debates dos temas mais relevantes da indústria de eventos no país. No ano seguinte criou o CEO Council, um grupo de trabalho focado em gestores de marketing e eventos.

ASSOCIATIVISMO
Na área associativa, Sergio Junqueira também começou cedo. Em 1965 participou da criação do Clube dos Amigos do Saber, e foi diretor da APCA – Associação Paulista dos Críticos de Arte. Na indústria de eventos atuou direta ou indiretamente em diversas entidades nacionais e internacionais, como ABEOC Brasil, Ampro, SITE, entre outros.

No final da década de 1990, através da Revista Eventos, promoveu uma série de seminários focados no marketing de destinos (Meeting & Conventions).

Em 2006, ao lado de nomes como Chieko Aoki, Roosevelt Hamam, Paulo Gaudenzi, Rafael Gagliardi, Armando Campos Mello, entre outros, participa da fundação da Academia Brasileira de Eventos e Turismo, ocupando a Cadeira número 01.

Foi presidente da ADVB Mato Grosso do Sul, vice-presidente da FENADVB – Federação Nacional da ADVBs e conselheiro da ABEOC Brasil.

Desde 2019 é diretor da ADVB – Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil, e vice-presidente do Skal São Paulo. No início de 2020 foi eleito presidente da Academia Brasileira de Eventos e Turismo.

Ao longo de sua trajetória, recebeu inúmeras homenagens:

Troféu MG Turismo 2006;
Homem do Ano 2006, na Assembléia Legislativa de São Paulo;
• Eleito Embaixador de Rio de Janeiro 2012, prêmio promovido pela Fundação Cesgranrio e UniverCidade;
• Indicado como Profissional mais Influente do Marketing Promocional nos anos de 2011 e 2013, pelo Promoview;
Personalidade Hoteleira do Ano 2018, pela ABIH-Associação Brasileira da Indústria Hoteleira;
Personalidade do Ano 2019, pelo Skal São Paulo;
Gran Premio FIP Festival 2020, pelo conjunto da obra;
• Em 2021, foi eleito o primeiro brasileiro a integrar o Hall de la Fama del FIP Festival

 

2006 – Cerimônia de Posse

Cerimônia de posse de Sergio Junqueira Arantes na fundação da Academia Brasileira de Eventos e Turismo

Criação da Revista Eventos

Em 1998, Sergio Junqueira Arantes cria a Revista Eventos, publicação dedicada exclusivamente à indústria de eventos, e que a duas décadas informa e promove o debate temas relevantes para segmento MICE

Prêmio Caio

Em 2000 nasce o Prêmio Caio, batizado em homenagem à Caio Alcantara Machado, e que foi o primeiro a receber o Grand Prix Prêmio Caio na edição de estréia da premiação. Ao longo dos últimos 20 anos reconhecendo e premiando os melhores trabalhos e profissionais da indústria MICE, o Prêmio Caio é considerado como o ´Oscar dos Eventos`.

Grupo Conecta Eventos

Ao longo dos últimos 30 anos de dedicação ao turismo, Sergio Junqueira Arantes criou uma série de outras ferramentas para o segmento MICE

Reconhecimento