Silvio Barros II

SILVIO MAGALHÃES BARROS II – CADEIRA 31

DATA DE POSSE: 25 de abril de 2008

Silvio Magalhães Barros II (Maringá, 11 de dezembro de 1956) é engenheiro civil, político e radialista brasileiro, filiado ao Partido Progressistas (PP), e comentarista da CBN Maringá.

Nasceu na cidade de Maringá, filho de Silvio Magalhães Barros e de Bárbara Cecily Netto Barros, uma família pioneira do município. O seu pai foi comerciante e piloto de táxi aéreo, tendo sido um dos fundadores do Aeroclube de Maringá. Seu pai foi também um notório político do Estado do Paraná, tendo exercido mandato de Vereador de Maringá, de Deputado Estadual, de Deputado Federal e de Prefeito de Maringá. É irmão de Ricardo Barros, que também foi Prefeito de Maringá, além de Deputado Federal pelo Paraná. É casado com Bernadete Barros.

Silvio Barros II possui graduação superior em Engenharia Civil, com especialização em Engenharia sanitária e ambiental, pela Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Começou sua trajetória profissional no Amazonas, onde foi chefe do Núcleo de Proteção ao Meio Ambiente e diretor de planejamento da Empresa Amazonense de Turismo. Trabalhou por 25 anos no desenvolvimento de produtos e destinos turísticos no Brasil e no exterior. Em Manaus, trabalhou com o oceanógrafo Jacques Cousteau durante os dois anos de sua expedição no Amazonas. Por conta disso acompanhou diversas personalidades pelo Amazonas, dentre as quais Bill Gates e sua esposa Melinda. Nesse período, percorreu vários países e territórios, como Kenya, Kakogawa, Chile, Peru, Hong Kong, Galápagos, entre outros, fazendo promoção ao ecoturismo como alternativa sustentável para a Amazônia, bem como atuou profissionalmente em destinos ecoturísticos importantes ao redor do mundo.

Foi instituidor e primeiro presidente da Fundação Vitória Amazônica, a maior ONG ambientalista do Amazonas e durante cinco anos foi membro da International Ecotourism Society. Também foi diretor para América Latina da World Travel & Tourism Council (WTTC). Anos depois atuou como Secretário de Turismo do Amazonas e Secretário de Turismo do Paraná. Posteriormente também assumiu o cargo de Secretário Nacional no Governo Federal em Brasília.

Em 2004 foi eleito Prefeito de Maringá e reeleito em 2008. Durante os oito anos em que passou a frente da prefeitura, a cidade passou por substanciais avanços nos indicadores econômicos, indicadores de desenvolvimento urbano e indicadores de desenvolvimento humano. Naquele período, também estimulou a criação do Observatório Social de Maringá, uma entidade inédita no país até então, por meio da qual a sociedade acompanha e fiscaliza todas as licitações municipais bem como a entrega dos produtos e serviços adquiridos pela gestão municipal.

Em 2008 foi eleito Acadêmico-Fundador da Cadeira nº 31 da Academia Brasileira de Eventos e Turismo. Tomou posse em cerimônia realizada em 25 de abril de 2008, no Caesar Park Vila Olímpia.

Por conta da sua atuação na Prefeitura de Maringá, recebeu prêmios como o Título Nacional de Prefeito Amigo da Criança, Prefeito Inovador e Prefeito Empreendedor do Sebrae.

Vários projetos da Prefeitura de Maringá foram premiados como boas práticas de gestão, como, por exemplo, na pioneira implantação das Academias da Terceira Idade (ATIs) na cidade, hoje modelo seguido por diversas prefeituras pelo país. Durante sua gestão, Maringá obteve o 1º Lugar em Melhor Gestão Fiscal no Paraná e a 8ª colocação como Melhor Gestão Fiscal do Brasil. Silvio Barros II, quando prefeito, também atuou nacionalmente na defesa do municipalismo e como membro da diretoria da Frente Nacional de Prefeitos coordenou a participação da associação na Conferência das Nações Unidas para o evento Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Natural (CNUDN), conhecida como Rio+20. Após sua gestão como Prefeito de Maringá, atuou por alguns meses em trabalho voluntário por alguns países da África.

Em 2015 foi nomeado pelo Governador Beto Richa para Secretário de Planejamento e Coordenação Geral do Governo do Paraná.

É sócio da empresa Solução Consultorias. Também faz trabalho voluntário na presidência do Centro de Inovação de Maringá, uma organização não-governamental e sem fins lucrativos.

Com a posse de Cida Borghetti como Governadora do Paraná, foi nomeado Secretário de Desenvolvimento Urbano e Chefe da Casa Civil.

Cerimônia de Posse

Silvio Magalhães Barros III tomou posse na Academia Brasileira de Eventos e Turismo em 2008, em cerimônia realizada no Blue Tree Morumbi, em São Paulo.

ATUAÇÃO NA ACADÊMIA BRASILEIRA DE EVENTOS