Roberto Pereira2

ROBERTO PEREIRA – CADEIRA 28

DATA DA POSSE: 25 de abril de 2008

Roberto Pereira (03 de abril de 1947) é engenheiro pela Universidade Federal do Pernambuco.

Professor, conferencista, tendo feito palestras enfaticamente sobre os temas ligados à Educação, à Cultura e ao Turismo.

É ex-vice-presidente da Comissão de Turismo Integrada do Nordeste / CTI-NE.

Foi Assessor Especial do Vice-Presidente da República Marco Maciel. Em Pernambuco foi o único profissional a ter sido Secretário de Educação do Recife e na seqüência, Secretário de Educação de Pernambuco.

Foi presidente da Empresa Pernambucana de Turismo – Empetur, além de ter presidido a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco – Fundarpe e a Fundação Cultural Cassiano Ricardo, em Recife.

Em 2008 foi eleito Acadêmico-Fundador da Cadeira nº 28 da Academia Brasileira de Eventos e Turismo. Tomou posse em cerimônia realizada em 25 de abril de 2008, no Caesar Park Vila Olímpia.

Consultor na área de turismo do Instituto de Administração e Tecnologia – ADMTEC, entidade vinculada à Universidade de Pernambuco. É o secretário executivo da Fundação CTI Nordeste, cargo que exerce há 12 anos. Coordenou diversos eventos em Pernambuco: o Carnaval, o CicloJunino etc, e, por doze anos consecutivos, a Brazil National Tourism e Mart –BNTM, iniciativa da Fundação CTI/NE.

Articulista e colaborador do Diário de Pernambuco, da Revista ROTAS e DESTINOS, do Rio de Janeiro, e do Jornal Brasilturis, editado em São Paulo.

Dentre as homenagens que recebeu ao longo de sua trajetória, destacam-se a Medalha do Mérito Guararapes, no mais alto grau, e a de Comendador pelo Estado do Piauí.

Cerimônia de Posse

Cerimônia de posse de Roberto Pereira na Academia Brasileira de Eventos e Turismo em 2008