Cyro Del Nero

CYRO DEL NERO – CADEIRA 21

DATA DA POSSE: 25 de abril de 2008

Cyro Del Nero (São Paulo, 28 de dezembro de 1931 – São Paulo, 31 de julho de 2010) foi um cenógrafo brasileiro.

Nascido em 1931 no Brás, ainda garoto conheceu Manoel Carlos, Fernanda Montenegro, Fernando Torres e Carlos Zara. Na juventude fez teatro, fazendo “ponta” em algumas peças, porém, como gostava de pintar, viu na cenografia uma profissão. Sua primeira cenografia foi a montagem da peça “O Anfitrião” e a convite de Flávio Rangel fez a cenografia da peça “O canto da cotovia”. Após estes primeiros trabalhos, transferiu residência para a Europa e ao retornar, nunca mais parou de trabalhar com Cenografia.

Além de teatro, fez trabalhos na televisão, como na TV Excelsior, TV Tupi, Bandeirantes e Rede Globo, trabalhando ainda como diretor de arte do programa Fantástico e criador de aberturas de diversas novelas da emissora. Cyro foi considerado o melhor cenógrafo nacional da 5ª Bienal de Artes Plásticas de São Paulo e também era professor titular da Universidade de São Paulo dos cursos de cenografia e indumentária teatral na USP.

No final da década de 1950 faz sua primeira viagem à Grécia, onde fica por três anos, trabalhando junto ao Teatro Nacional Grego. Ao longo de mais de cinquenta anos repetiria viagens constantes ao país, onde possuía diversos amigos entre intelectuais e artistas. Sua paixão pela Grécia motivou diversos artigos, além da transmissão desta admiração a muitos de seus alunos de cenografia e indumentária, alguns tendo inclusive a oportunidade de visitar o país ciceroneados por um entusiasmado e incansável Cyro.

Manteve por vários anos um curto programa diário na Rádio Cultura FM de São Paulo chamado A Celebração do Dia, onde citava as efemérides culturais..

Em 2008, dois anos após a fundação da Academia Brasileira de Eventos e Turismo, foi eleito Acadêmico-Fundador da Cadeira nº 21, tomando posse no dia 25 de agosto do mesmo ano, em cerimônia realizada no Blue Tree Morumbi, em São Paulo, que empossou também o jornalista Guilhermo Alcorta e o arquiteto Miguel Juliano.

Cerimônia de Posse

Cyro Del Nero tomou posse na Academia Brasileira de Eventos e Turismo, em cerimônia realizada no Blue Tree Morumbi, em 2008