ERALDO-ALVES-CADEIRA-15

ERALDO ALVES DA CRUZ – CADEIRA 15

Eraldo Alves da Cruz (São Paulo, 12 de novembro de 1954 – Rio de Janeiro, 28 de setembro 2020) cursou administração de Empresas na École de Cadres de Lausanne – Escola Superior de Administração de Empresas- na Suíça, e formou-se em Direito pela Uniceub.

 

Sobrinho do fundador do Eron Brasília Hotel, do qual foi vice-presidente de 1976 até 2007, Eraldo Alves da Cruz foi presidente da ABIH Nacional – Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de 2004 à 2007. Na época, por ocasião dos 70 Anos da ABIH, em sua Edição 46, a Revista Eventos publicou uma matéria de capa, contando a história da entidade e um perfil do seu então presidente.

 

Em dezembro de 2007 aceitou o convite para integrar os quadros da CNC – Confederação Nacional do Comércio, Serviços e Turismo, como Assessor para Assuntos Institucionais e Turismo. Em 2009 assumiu como Secretario Executivo do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade da CNC, cargo que ocupou até seu falecimento.

 

Foi Membro titular do Conselho Nacional de Turismo, do Ministério do Turismo, representando os agentes de viagem de todo o Brasil por mais de 10 anos e a Hotelaria Nacional por mais três anos, em diferentes governos.

 

Em toda sua trajetória, e principalmente nos anos que ocupou a presidência da ABIH e nos mais de dez anos que atuou na CNC, o acadêmico foi um dos nomes mais atuantes pelo turismo e hospitalidade nacional, deixando um grande legado para o setor.

 

Ao longo de sua carreira, Eraldo Alves da Cruz também foi diretor e vice-presidente da Fecomércio-DF – Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal; fundador e presidente do Sindetur-DF – Sindicato das Empresas de Turismo do Distrito Federal; 1º vice-presidente do Sindhobar-DF – Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Distrito Federal;

 

Foi membro do Conselho Universitário do Centro de Ensino Unificado de Brasília – UniCEUB, chairperson do Comitê de Turismo e Cidadania da AMCHAM American Chamber of Commerce da Região de Brasília e Goiás; Membro do Conselho Nacional da Abav – Associação Brasileira dos Agentes de Viagens; e Professor Convidado dos Cursos de Pós-Graduação da UNB – Universidade de Brasília / CET– Centro de Excelência em Turismo.

 

Em 02 de junho de 2014 recebeu o título de Cidadão do Estado Rio de Janeiro.

 

Foi eleito Acadêmico Fundador da Cadeira nº 15 em 2007 e tomou posse como membro da Academia Brasileira de Eventos e Turismo no dia 26 de fevereiro de 2007, em cerimônia realizada no então Caesar Park Vila Olímpia, hoje Pullman São Paulo Vila Olímpia. A Cerimônia de Posse de Eraldo foi comandada pelo então presidente da Academia Brasileira de Eventos e Turismo, José Rafael Guagliardi.

 

Dia 27 de setembro celebra-se o Dia Mundial do Turismo. No dia seguinte, 28 de setembro de 2020, faleceu o inesquecível acadêmico Eraldo Alves da Cruz.

Em 2007, tomando posse na Academia Brasileira de Eventos e Turismo
2014 – Homenageado como Cidadão do Estado Rio de Janeiro. Com os filhos Eraldo e Eron, a mãe Maria Natividade e Deputada Estadual Aspásia Camargo
Em 2017, em sua última participação pública na Academia, homenageando o empresário Armindo Dias com o Mérito Acadêmico.