Anita Pires2

ANITA SILVEIRA PIRES – CADEIRA 33

DATA DE POSSE: 23 de agosto de 2011

Anita Silveira Pires (15 de março, Bom Jesus/ RS) é educadora social, jornalista e empresária, possui especialização em Ciências Políticas na FIAP Paris, na França.

É diretora presidente da Pires Inteligência em Destinos e Eventos, com experiência de mais de 20 anos na captação, organização, geração de eventos e consultoria em marketing de destinos.

Foi Secretária de Educação de Florianópolis e Secretária Adjunta de Planejamento do Estado de Santa Catarina, e presidente da Fundação Catarinense de Cultura.

É ex-presidente nacional da Associação Brasileira de Empresas de Eventos – ABEOC Brasil de 2011 a 2014, e vice-presidente da Federação de Entidades Organizadoras de Congressos e Afins da América Latina – COCAL.

Atualmente é vice presidente do Conselho de Turismo da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), vice presidente da Associação FloripAmanhã, ONG voltada para fazer de Florianópolis uma cidade melhor, mais planejada, criativa, preservada e inovadora.

Em 2001 o escritor José Paulo Teixeira lançou o livro Uma Mulher Afirmativa – Anita Pires: mulher no singular, política no plural, empresária do social., pela Editora Futura.

Em 2011, cinco anos após a fundação da Academia Brasileira de Eventos e Turismo, foi eleita Acadêmica-Fundadora da Cadeira nº 33, tomando posse no dia 23 de agosto do mesmo ano, em cerimônia realizada no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo.

Em 2013 foi listada entre as 25 Personalidades Mais Influentes do Turismo Brasileiro, na 14ª posição, segundo a revista especializada Panrotas, e entre as 20 Mulheres mais influentes do mercado promocional brasileiro, segundo o Anuário Promoview 2013 de Marketing Promocional.

Em 2014 conquistou o Prêmio Destaque Convention, promovido pelo Floripa Convention & Visitors Bureau, na categoria Evento Internacional Captado e/ou Realizado no Ano, pela captação do 32º Cocal – Congresso da Federação de Entidades Organizadoras de Congressos e Afins da América Latina captado naquele ano, e realizado em Florianópolis em março de 2015.

Desde 2016 Anita Pires integra o Hall da Fama do Prêmio Caio e, consequentemente, o Conselho Diretor da premiação, ano em foi eleito pela terceira vez Grand Prix Prêmio Caio (2013, 2015 e 2016).

Também recebeu o Prêmio Internacional Joint Meetings Industry Council (JMIC) Unity Award, entregue em Frankfurt, Alemanha, durante a IMEX.

Em 2021 Anita Pites foi eleita para integrar o Hall of Leaders EIC – Events Industry Council (EIC). A eleição para o Hall of Leaders EIC é o principal reconhecimento mundial na indústria de eventos e uma conquista vitalícia para aqueles que tiveram impacto no legado do setor global de eventos e turismo. Anita Pires se juntou em 2021 aos 137 profissionais eleitos em anos anteriores que tiveram um papel fundamental na formação da indústria. A candidatura do nome de Anita Pires foi apresentada para concorrer ao reconhecimento pela ABEOC Brasil e pela COCAL.

Anita Pires é a atual Vice-Presidente da Academia Brasileira de Eventos e Turismo, e foi Diretora Regional Sudeste na gestão 2014/2016. É representante da Academia Brasileira de Eventos no For Eventos, fórum criado em julho de 2011 e que reúne as principais entidades do setor para discutir assuntos de interesse comum do mercado de eventos e, com a integração das entidades da área, conseguir um desenvolvimento mais organizado do mercado.

CERIMÔNIA DE POSSE

Anita Silveira Pires tomou posse na Academia Brasileira de Eventos e Turismo em 2011, em cerimônia prestigiada com a presença do ex-Ministro do Turismo Walfrido dos Mares Guia.

trajetória

RECONHECIMENTO