Northon Lenhart2

NORTHON LENHART – CADEIRA 26

DATA DE POSSE: 25 de abril de 2008

Norton Luiz Lenhart (09 de setembro de 1950) começou sua trajetória no turismo em 1969, quando inaugurou o restaurante Chop Stübel, um dos mais antigos e famosos restaurantes de Porto Alegre, administrado até hoje pelo acadêmico e sua esposa Susana.

É ex-presidente da FNHRBS – Federação Nacional de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares, foi vice-presidente e conselheiro da Membros Afiliados da Organização Mundial do Turismo – OMT/ONU e membro do Foro de Líderes de Turismo da OMT/ONU – Madrid (Espanha), Diretor da CNC, e é ex-Presidente da Câmara Empresarial de Turismo da CNC. Foi ainda membro do Conselho Nacional de Turismo, conselheiro nacional do Senac.

É fundador, ex-presidente e conselheiro da Câmara de Turismo do Rio Grande do Sul, foi coordenador do setor turístico empresarial brasileiro na elaboração da Lei Geral do Turismo, e idealizador, fundador e ex-presidente do Conselho Curador do Porto Alegre Convention & Visitours Bureau.

Em 2008 foi eleito Acadêmico-Fundador da Cadeira nº 26 da Academia Brasileira de Eventos e Turismo. Tomou posse em cerimônia realizada em 25 de abril de 2008, no Caesar Park Vila Olímpia.

Em 2011 assumiu uma cadeira no Conselho Empresarial de Turismo Pró-Rio da Associação Comercial do Rio de Janeiro, em reconhecimento ao trabalho de Lenhart em prol do desenvolvimento do turismo brasileiro e internacional.

Foi ainda idealizador e incentivador dos roteiros turísticos integrados do Rio Grande do Sul: Rota Romântica, Rota da Uva e do Vinho, Costa Doce, Caminho das Águas, Rota Nacional e Internacional das Missões Jesuíticas.

Lenhart também é autor de vários livros na área de turismo, entre eles Comentários à Lei Geral do Turismo e Proposições Legais, em co-autoria com Lirian Sousa Soares Cavalheiro.

É Conselheiro da Federasul e Diretor do Sindicato Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Porto Alegre.

Em 2013 foi agraciado pela Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul com a Medalha do Mérito Farroupilha, e a Medalha de Reconhecimento Getúlio Vargas, oferecido pelo Confep – Conselho Federal Parlamentar.

Cerimônia de Posse

Cerimônia de posse de Norton Lenhart na Academia Brasileira de Eventos e Turismo em 2008

GALERIA DE FOTOS