Cadeiras Nacionais

Livio Rangan2

LÍVIO RANGAN – CADEIRA 21

Publicitário, foi Diretor de Marketing da Rhodia. Foi um dos impulsionadores das primeiras edições da FENIT – Feira Nacional da Indústria Têxtil. Buscando explorar esse tipo de evento para o lançamento das novas coleções, Livio Rangan criou o conceito dos eventos tipo ‘Brazilian Style’. Na decada de 1970 fundou a Gang Propaganda, onde implantou o conceito de merchandising na publicidade brasileira.
Brasilio Machado Neto2

Brásilio Machado Neto – Cadeira 24

Pai de Caio Alcantara Machado, criador das Feiras de Negócios e Promocionais no Brasil, e Patrono da Academia Brasileira de Eventos, Brasílio Neto foi Deputado Estadual e Federal por São Paulo e presidente da Confederação Nacional do Comércio, dos Conselhos Nacionais do Senac e do Sesc. Foi o primeiro vice-presidente nacional da Legião Brasileira de Assistência (LBA) e presidente da entidade em São Paulo.
José Tjurs2

JOSÉ TJURS – CADEIRA 25

Pioneiro da hotelaria brasileira, fundou a Horsa – Hotéis Reunidos S.A., que teria no seu portfólio o Hotel Jaraguá e Marabá, em São Paulo, o Hotel Nacional Rio, os quatro Excelsior (São Paulo, Rio, Belo Horizonte e Belém), o Del Rey, em Belo Horizonte, e o Nacional Brasília. Contruiu ainda o Conjunto Nacional, em plena Avenida Paulista.
Loris Isatto

LORIS JOSÉ ISATTO – CADEIRA 26

Foi Secretário de Estado dos Negócios de Trabalho e Ação Social do Estado do Rio Grande do Sul, vice-presidente da ABAV Nacional, presidente da ABAV/RS, do Conselho Curador do Porto Alegre Convention & Visitors Bureau, da COTAL e do Grêmio Náutico União, e vice-presidente da Federação Nacional dos Economistas.
Roberto Eduardo Matoso

ROBERTO MATOSO – CADEIRA 27

Ex-Secretário de Trabalho e Empreendedorismo do Ceará, era economista e consultor empresarial e teve vida curta. Faleceu em plena atividade, aos 46 anos. Foi um dos idealizadores e fundador do SindiEventos Ceará. Foi presidente do Conselho Estadual do Trabalho, e diretor da Federação das Associações do Comércio, Indústria e Agropecuária do Ceará (Facic).
Gilberto_Freyre

GILBERTO FREYRE – CADEIRA 28

Gilberto de Mello Freyre foi escritor e diplomata, autor de Casa-grande & Senzala. Foi o intelectual mais premiado da história do país. Foi laureado com o Prêmio Aspen, o prêmio italiano La Madonnina, recebeu a Ordem do Império Britânico, o Prêmio Jabuti de Literatura, o Prêmio Machado de Assis da Academia Brasileira de Letras e a Ordem Nacional da Legião de Honra da França.
Bruno Caloi2

BRUNO ANTONIO CALOI – Cadeira 29

Pioneiro do ciclismo no Brasil, foi fundador e presidente da Confederação Brasileira de Ciclismo – CBC e da AbraCiclo. É considerado um dos maiores colaboradores da história do ciclismo nacional. Era a terceira geração a dirigir a indústria Bicicletas Caloi, que até o final do século XX era a maior marca de bicicletas da América Latina e líder no Brasil.
Curt Otto Baumgart

CURT WALTER OTTO BAUMGART – Cadeira 30

Foi presidente da Center Norte S/A, idealizador e criador do complexo Cidade Center Norte, e diretor da Otto Baumgart S/A. Foi o único membro da América do Sul da Associação de Engenheiros de Concreto. Foi presidente da Comissão de Estudos de Impermeabilização da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas.
Roberto Marinho2

ROBERTO MARINHO – CADEIRA 31

Herdeiro de Irineu Marinho, foi proprietário do Grupo Globo e um dos homens mais poderosos e influentes do país no século XX. Seu empreendedorismo levou à constituir um dos maiores impérios de comunicação do planeta, o Grupo Globo de Comunicação, e o fez figurar diversas vezes entre os homens mais ricos do mundo.
João Batista Vilanova Artigas4

JOÃO BATISTA VILANOVA ARTIGAS – Cadeira 32

João Batista Vilanova Artigas foi arquiteto, engenheiro, urbanista e professor. Um dos fundadores do movimento arquitetônico conhecido como Escola Paulista. Sua frase “Arquitetura é construção e arte”, resume bem sua atuação. Projetou e construiu o Estádio do Morumbi, um dos ícones da arquitetura paulistana.
Sergio Murad

SERGIO MURAD – CADEIRA 33

Popularmente conhecido como Beto Carrero, Murad foi um artista e empresário brasileiro e idealizador do parque Beto Carrero World. Em 1955, estreou o “Programa Beto Carrero”. Foi produtor do programa “Os Trapalhões” Rede Globo. Em 1991 inaugurou o Beto Carrero World, que atualmente é o maior parque temático da América Latina e o quinto maior do mundo, com mais de 10 milhões de visitantes desde sua inauguração.
Joaquim Marques dos Reis

JOAQUIM MARQUES DOS REIS – CADEIRA 34

Jornalista e empresário, fundou em 1962 a primeira agência de viagens do estado do Pará, a Lusotur. Em 1960, realizou a primeira “Viagem da Primavera”, que levou de navio o primeiro grupo de turistas do Brasil para Portugal. Em 2006, em sua homenagem, foi instituído pela Abrajet e Paratur o Prêmio de Jornalismo em Turismo “Comendador Marques dos Reis”.
Virginio Loureiro

VIRGINIO LOUREIRO – Cadeira 35

Foi Secretário de Turismo de Alagoas e presidente da CTI-NE – Comissão de Turismo Integrado do Nordeste, de 2007 à 2009. Como Secretário de Turismo de Alagoas, Virgínio Loureiro procurou ampliar e diversificar a oferta turística de Alagoas, melhorando a infraestrutura e adotando medidas para incremento do turismo regional.
Silvia Zozanello2

SILVIA ZORZANELLO – CADEIRA 36

Foi empresária e uma das grandes divulgadoras da serra gaúcha, em especial da Região das Hortênsias. Foi sócia-fundadora da empresa que realiza o Festival do Turismo de Gramado, Chocofest, Acorde Musical entre outros importantes eventos que ajudaram a colocar Gramado no mapa turístico do país.
Sylvia Mangabeira2

SYLVIA MANGABEIRA – CADEIRA 37

Foi Vice-presidente do Conselho Curador na fundação do São Paulo Convention & Visitors Bureau (1983-1986), e primeira presidente mulher do SPC&VB, já na segunda diretoria (de junho à outubro de 1986). De 1985 à 1992 foi Superintendente da entidade, Foi ainda Superintendente da Secretaria de Esportes e Turismo de São Paulo e fundadora do C-Events no Brasil.
Eduardo Tapajos2

EDUARDO TAPAJÓS – CADEIRA 38

Foi diretor do Hotel Gloria Rio, do qual foi um dos principais acionistas. Foi presidente da ABIH Nacional por mais de 10 anos. Foi fundador do Skal Club do Rio de Janeiro, do Skal Club da Bahia e da Associação Nacional de Skal Clubes. Foi membro do Conselho Nacional de Turismo – CnTur por mais de 10 anos, e presidente da Federação Nacional de Hotéis, Restaurantes Bares e Similares.
Tancredo Neves2

TANCREDO NEVES – CADEIRA 39

Foi eleito Presidente da República do Brasil, mas faleceu antes de ser empossado. Foi o 33º Primeiro-Ministro do Brasil, o único na história republicana brasileira. Governador de Minas Gerais, Senador e Deputado Federal por diversos mandatos. Foi um dos principais líderes do Movimento Democrático Brasileiro (MDB), do movimento Diretas Já, e o nome escolhido para representar uma coligação de partidos de oposição reunidos na Aliança Democrática.

Cadeiras Internacionais

GUILHERME ANDRADE DE ALMEIDA – CADEIRA 01

Guilherme de Almeida (1890-1969) foi poeta brasileiro. O primeiro modernista a entrar para a Academia Brasileira de Letras, ocupou a cadeira nº 15. Era membro da Academia Paulista de Letras

GEORGE NORMAN KUTOVA – CADEIRA 03

Foi ainda Secretário Municipal de Cultura, Turismo e Esportes de Belo Horizonte, fundador e 1º Presidente da BeloTur – Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte, idealizador, fundador e 1º Presidente do Belo Horizonte Convention & Visitors Bureau – Fundação Belo Horizonte Turismo e Eventos, e Presidente e Delegado Regional (MG) da UBRAFE – União Brasileira de Promotores de Feiras.

PAULO MACHADO DE CARVALHO – CADEIRA 06

Conhecido nacionalmente com o título de Marechal da Vitória por ter sido o Chefe da Delegação Brasileira na conquista de duas Copas do Mundo: 1958 e de 1962. Foi fundador de um grupo de comunicação que incluia a Rádio e TV Record, e a atual rádio Jovem Pan. Foi presidente da Federação Paulista de Futebol, e da nome ao Estádio do Pacaembu, em São Paulo.