Waldemar Albien2

WALDEMAR ALBIEN – CADEIRA 40

A Cadeira nº 40 foi ocupada em 2016, dez anos após a fundação da Academia Brasileira de Eventos e Turismo, por Virgílio de Carvalho, Acadêmico-Fundador da Cadeira nº 40, que indicou Waldemar Albien como Patrona da Cadeira.

Era proprietário de um pequeno hotel em São Paulo, o Hotel Líder. Em função hotel, começou a se envolver nas questões associativas da hotelaria. Começou o primeiro Restaurante-Escola, ainda na Av. Tiradentes, em São Paulo, que foi o primeiro modo de formação e desenvolvimento profissional para a atividade de restaurantes e hotéis.

Incentivou o desenvolvimento do Hotel Escola de Águas de São Pedro, e logo depois o do Grande Hotel de Campos do Jordão, e os restaurantes-escola do estado de São Paulo e do Brasil.

Foi o sexto presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de São Paulo, e que teve o mandato mais longo: 33 anos.

Foi presidente por três gestões da Federação Nacional de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares – FNHRBS, antiga nomenclatura da FBHA – Federação Brasileira de Habitação e Alimentação.

A Câmara Municipal de São Paulo homenageou o hoteleiro em 1981, com o Título de Cidadão Paulistano. Em 1986 recebeu o Diploma de Colaborador Emérito do Exército Brasileiro.

Em 1994, a ABIH Nacional – Associação Brasileira da Indústria de Hotéis homenageou Waldemar Albien, considerando-o "Vulto emérito da hotelaria no Brasil". A homenagem foi prestada durante o congresso nacional do setor, em Curitiba.

Assinou a Ata de Fundação do São Paulo Futebol Clube, em 1935