Mayer Ambar04

MAYER GASTON ÂMBAR – CADEIRA 02

A Cadeira nº 02 de Acadêmico Correspondente foi ocupada em 2008, dois anos após a fundação da Academia Brasileira de Eventos e Turismo, pelo brasileiro naturalizado americano Antonio de Lacerda Nogueira, fundador da Cadeira nº 02 de Acadêmico Correspondente, que indicou Mayer Ambar como Patrono da Cadeira.

Mayer Gaston Ambar (Cairo, Egito, 02 de julho de 1926 – Rio de Janeiro, 22 de fevereiro de 1994) nasceu em 1926 no Cairo, no apartamento da família, com a ajuda da mesma parteira que deu à luz todos os filhos de sua mãe Aimée: Nazli Wahba.

O jovem Mayer Ambar estudou na Escola Francesa do Cairo, onde aprendeu francês e árabe. Ele então estudou jornalismo na American University of Cairo. No meio de seus estudos universitários, Mayer decidiu desistir e se mudar para o Novo Mundo. Enquanto aguardava o visto para os Estados Unidos, encontrou o livro "Brasil, País do Futuro" de autoria de Stephan Zweig e decidiu que era para lá que iria.

Em 1946, aos 20 anos, Mayer chegou ao Rio de Janeiro e se mudou para um quarto em Copacabana que alugou da Sra. Zilpa Lipiani, de quem manteve amizade até sua morte em 1994. Arrumou emprego na Pan American Airlines e Panair do Brasil, onde trabalhou por 11 anos. Nos primeiros 5 anos, Mayer também trabalhou como noturno na Radiobrás, onde era telegrafista internacional – trabalho que lhe convinha já que falava 6 idiomas.

Em 1957, Mayer deixou a Panair do Brasil e fundou sua própria agência de viagens, a Belair Viagens, que chegou a ter 300 funcionários, com escritórios no Rio de Janeiro e São Paulo. Trabalhou lá até sua morte em fevereiro de 1994.

Entre os pioneirismos da Belair, destacam-se a apresentação de destinos diferentes na Flórida, como Key West e Marco Island, a introdução do chequinho para crianças no mercado, a ligação via trem entre Miami e Orlando e os vôos de helicóptero sobre Nova York. Os vôos charters, batizados de Fiesta Flight, também são uma iniciativa pioneira no mercado que a Belair, juntamente com a Neway, Rextur e Stella Barros, lançou em dezembro de 1989, conseguindo levar em dois anos mais de 40 mil passageiros para a Flórida. Pela primeira vez aviões estrangeiros fretados por agências brasileiras tinham permissão para vir pegar passageiros no Brasil.

Mayer Ambar foi uma das figuras mais marcantes no desenvolvimento do turismo brasileiro, tendo criado um modelo de empresa que serviria de inspiração para o mercado que começava a florescer no Brasil.

De 1981 a  1987, Mayer Âmbar foi presidente do Sindetur – Sindicato das Empresas de Turismo no estado do Rio de Janeiro, e uma de suas maiores conquistas no cargo, além de ter conseguido comprar a sede própria do sindicato, foi ter dado o primeiro passo para a união dos diversos sindicatos e a criação de uma federação em nível nacional. A criação da Coordenadoria dos Sindicatos em conjunto com a Embratur é considerada hoje a precursora da atual Fenactur – Federação Nacional de Turismo, da qual foi um dos fundadores em 1990.

Foi ainda presidente do Capítulo Brasileiro da ICCA – International Congress & Convention Association. Fundou o Siav – Sistema Integrado de Agências de Viagens, do qual se tornou presidente honorário, que reunia agências de viagens de todo o Brasil. Fez parte, também, do conselho diretor do Woodside – Group of Travel Agents.

Mayer era um homem muito carismático e todos que o conheciam tinham grande admiração e respeito por ele. Desde muito jovem desenvolveu uma profunda sensibilidade para a música – especialmente para a música clássica que o emocionou muito e que tocava ao piano. Ele também gostava de ler e era um homem muito culto.

A trajetória do empreendedor e admirável figura humana é contada no livro “O Maestro”, do jornalista e consultor em comunicação empresarial Fabio Steinberg, lançado em 2016.

Perfil de Mayer Âmbar, publicado no Jornal Panrotas, em 1992.