Rolim Amaro2

ROLIM AMARO – CADEIRA 05

A Cadeira nº 05 da Academia Brasileira de Eventos e Turismo foi ocupada em 17 de fevereiro de 2006, por José Wagner Ferreira, Acadêmico Fundador da Cadeira nº 05, que indicou o comandante Rolim Amaro como Patrono da Cadeira.

Rolim Adolfo Amaro (Pereira Barreto, 15 de setembro de 1942 — Pedro Juan Caballero, 8 de julho de 2001), formou-se piloto comercial em 1963 e piloto de linha aérea em 1964, tendo ingressado na TAM – Táxi Aéreo Marília S/A com um único objetivo: ser o melhor comandante da companhia.

Em 1966 vai para Amazônia trabalhar de piloto particular em troca do financiamento de seu primeiro avião, um Cessna. Realizou nessa época, uma série de façanhas, carregando as coisas mais variadas. Na falta de estrada até os animais eram levados de avião às fazendas. Para engrossar o orçamento, vendia roupas e radinhos de pilha num armazém em São José do Xingu (região do Araguaia), de onde comandava a pequena empresa que montara. Em dois anos de trabalhos na Amazônia Rolim adquiriu 10 monomotores e 7 crises de malária.

Transfere-se em 1968 para a Codeara – Companhia de Desenvolvimento do Araguaia. Em seguida, trabalhou na Vasp como copiloto e, mais tarde, na Líder Táxi Aéreo, como comandante.

Em 1970 constituiu a ATA – Araguaia Táxi Aéreo, que possuía dez aeronaves. Dois anos depois, em 1972, adquire metade das ações da TAM – Táxi Aéreo Marília, e em 1976 adquire a outra metade das ações e torna-se dono da empresa.

Dali em diante, a empresa não parou mais decrescer, chegando a conquistar a liderança do mercado aéreo nacional.

Iniciativas inovadoras do comandante Rolim Amaro marcaram a evolução da companhia e da própria aviação comercial brasileira. Com sua costumeira determinação, implantou o conceito do “espírito de servir”, que revolucionou a forma de tratar o cliente na aviação comercial, tornando-se referência no Brasil e no mundo.

O respeito absoluto pelo cliente e a formação de equipes altamente motivadas e adequadamente treinadas para encantar os clientes da TAM a transformaram em uma das empresas mais admiradas do país. Baseado nesses fundamentos e em um consistente planejamento estratégico,na decisão de investir continuamente em tecnologia e na expansão e modernização da frota da TAM, ele construiu, em pouco mais de duas décadas, uma das empresas mais bem-sucedidas do Brasil.

O reconhecimento veio não apenas do público brasileiro, mas também, de especialistas daqui e do exterior, como atestam numerosos e valiosos prêmios conquistados pelo comandante Rolim,, como o prêmio "Homem de Vendas do Ano", pela ADVB, Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil, em 1993

Em 2001, o Prêmio Caio, então em sua segunda edição, homenageou postumamente o comandante Rolim Amaro, com uma Menção Honrosa In Memoriam. Em suas vinte duas edições, esta foi a única vez na história da premiação que um profissional foi homenageado postumamente.

Em 2010 foi anunciada a fusão pelos da TAM com a chilena LAN. O processo foi concluído apenas em 2016, originado-se a LATAM Airlines Group.