Luiz da Gama Mor

LUIZ DA GAMA MÓR – CADEIRA 06


Data de posse: 24 de abril de 2016

Luiz da Gama Mór (Cachoeira do Sul/ RS, 08 de abril de 1952), brasileiro naturalizado português (2005) é executivo do setor aéreo, com 40 anos de experiência nas áreas Operacionais, Vendas, Marketing e Administração Superior de empresas de médio e grande porte de aviação e correlacionadas, é formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, com especialização em Administração pelo PPGA – Programa de Pós-Graduação em Administração da UFRGS, Airline Business, pela London Business School, e Programa de Gestão Avançada pelo Institut Européen D’Administration des Affaires – INSEAD, na França.

Chegou a Porto Alegre com 17 anos, em 1970, quando concluiu o último ano do secundário no Colégio Júlio de Castilhos. No ano seguinte, ingressou na Escola de Engenharia da UFRGS, tendo se formado em 1977. Sem perda de tempo, ainda em 1972, começou a estagiar nas oficinas de motores da Varig.

Iniciou sua trajetória no setor da aviação em 1977, começando como Gerente de Manutenção da Aeromot S/A, como responsável pela manutenção de aeronaves, e, ante a habilidade demonstrada, foi promovido ao cargo de Gerente Comercial do Grupo. Nessa mesma época, participava do desenvolvimento de um Pólo Aeronáutico em Porto Alegre, do qual surgiu o motoplanador Ximango, entre outros. Se desligou da Aeromot como Diretor de Marketing, em fevereiro de 1990.

Em 1990 retornou para a Varig, onde atuou por 10 anos. Na companhia aérea brasileira começou como Gerente da EVAER – Escola Varig de Aeronáutica, passando nos anos seguintes pelos cargos de Gerente Comercial para o Rio Grande do Sul, Diretor de Logística Operacional e Diretor Comercial. Em 2000, quando deixou a empresa, já era Vice-Presidente de Vendas e Marketing.

Neste período acumulou a função de membro do Conselho de Administração da Groundforce, empresa de handling de passageiros e carga.

Em outubro do ano de 2000, Gama Mór foi contratado como Vice-Presidente Executivo TAP Air Portugal. Permaneceu na cia aérea portuguesa até dezembro de 2017.

No período à frente da TAP foi também Presidente do Conselho de Administração da Cateringpor, empresa de catering de aviação, e da LFP, empresa de duty free em aeroportos e a bordo.

Ao longo de sua trajetória, foi também:

  • Membro do Conselho Diretor da empresa Amadeus Brasil

  • Diretor-Conselheiro da Pluna Linhas Aéreas Uruguaias

  • Membro da Comissão que desenvolveu o Curso de Ciências Aeronáuticas da PUC/RS

  • Professor na ULBRA/RS dos cursos de Organização e Métodos na Escola de Administração (1984) e Marketing na Escola de Administração (1989)

  • Professor na PUC/RS de Estudo dos Problemas do Turismo no Brasil, na Faculdade de Turismo (1994) e de O Piloto e o Mercado na Faculdade de Ciências Aeronáuticas (1995)

No dia 10 de abril de 2012 recebeu da Câmara do Vereadores de Cachoeira do Sul, sua cidade natal no Rio Grande do Sul,  o título honorífico de Cidadão Benemérito de Cachoeira do Sul. Em 2014 foi homenageado pela Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul com a Medalha Mérito Farroupilha. Em 2015 foi eleito Personalidade do Ano pelo Skal São Paulo. Em 9 de dezembro de 2017 Luiz da Gama Mór recebeu da Câmara Municipal do Rio de Janeiro o Título de Cidadão Honorário da Cidade do Rio de Janeiro.

Em 2016, dez anos após a fundação da Academia Brasileira de Eventos e Turismo, foi eleito Acadêmico-Correspondente Fundador da Cadeira nº 06. A cerimônia de posse foi realizada no dia 24 de abril de 2016, em Sessão Solene da Assembléia Legislativa de São Paulo, prestigiada pelo Deputado Federal Herculano Passos e pela Deputada Estadual Célia Leão.

Em seu perfil profissional, Gama Mór destaca algumas habilidades que desenvolveu ao longo de quarenta anos de atuação profissional:

  • Capacidade de diagnóstico de mercado, construção de visão de futuro e estabelecimento de estratégia competitiva em ambiente altamente competitivo

  • Experiência em turnaround de empresas trabalhando em ambiente de muita pressão, inclusive pública

  • Experiência em gestão de grandes equipes com atuação internacional

  • Habilidade na coordenação de mudança cultural, em programas motivacionais e de reconhecimento buscando alinhamento com a estratégia

  • Experiência em rebranding, desenvolvimento de produto e fidelização de clientes

  • Coordenação de projetos corporativos com empresas de consultoria visando o aumento de eficiência, redução de custos e aumento de receitas