Alexandre Sampaio2

ALEXANDRE SAMPAIO – CADEIRA 38

DATA DE POSSE: 24 de abril de 2016

Alexandre Sampaio de Abreu (17 de março de 1956, Rio de Janeiro) é empresário com mais de 34 anos de atuação no mercado hoteleiro nacional, formado em Ciências Contábeis.

É presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação – FBHA, coordenador da Câmara Empresarial de Turismo da Confederação Nacional de Comércio de Bens, Serviços e Turismo – CNC. O executivo também é presidente do Conselho de Turismo da mesma CNC, membro do Conselho Nacional de Turismo, coordenador do  Comitê Brasileiro de Normalização em Turismo da ABNT – CB54, órgão de planejamento, coordenação e controle das normas relacionadas ao Turismo, e vice-presidente de hotelaria do SindRio – Sindicato de Hotéis, Bares e Restaurantes do Rio de Janeiro e da ABIH-RJ.

Sampaio foi presidente do SindRio entre 2002 e 2010, quando assumiu a presidência da FBHA. Já foi Diretor Financeiro da ABIH Nacional, e vice presidente da Academia Brasileira de Eventos e Turismo  de 2018 à 2019.

Foi ainda vice-presidente do Conselho Estadual de Turismo do Rio de Janeiro, e conselheiro da Empresa Estadual de Turismo do Rio de Janeiro – TurisRio.

Já foi homenageado duas vezes pela CNC pelo relevânte trabalho desenvolvido no turismo: em 2011, com a Comenda da Ordem Nacional do Mérito Comercial e em 2014, com título de Personalidade do Turismo.

Em 2016, dez anos após a fundação da Academia Brasileira de Eventos e Turismo, foi eleito Acadêmico-Fundador da Cadeira nº 38. A cerimônia de posse foi realizada no dia 25 de abril de 2016, em sessão solene na Assembléia Legislativa de São Paulo prestigiada, entre outros, pelo Deputado Federal Herculano Passos, e pela Deputada Estadual Célia Leão.

Por dois anos consecutivos (2016 e 2017), foi eleito Personalidade do Ano do Prêmio Caio. Sampaio foi eleito pelo Júri do Prêmio Caio, composto por mais de 200 profissionais do setor de eventos e turismo brasileiro, e referendado por seu Conselho Diretor, composto por sete entidades representativas do trade, por sua atuação à frente da presidência da FBHA.

Cerimônia de Posse

Cerimônia de Posse de Alexandre Sampaio na Academia Brasileira de Eventos e Turismo, realizada em Sessão Solene da Assembléia Legislativa de São Paulo, no dia 24 de abril de 2016. A cerimônia foi prestigiada, entre outros, pelo Deputado Federal Herculano Passos e pela Deputada Estadual Célia Leão.

GALERIA DE  FOTOS