Anna Maria Marcondes Machado2

ANNA MARIA MARCONDES MACHADO – CADEIRA 04

A Cadeira nº 04 de Acadêmico Correspondente foi ocupada em 2014, doze anos após a fundação da Academia Brasileira de Eventos e Turismo, pelo urugauio Arnaldo Nardone, fundador da Cadeira nº 04 de Acadêmico Correspondente, que indicou Anna Maria Marcondes MAchado como Patrona da Cadeira.

Anna Maria Marcondes Machado ( – São Paulo, 14 de outubro de 2012), Doutora em Turismo de Eventos pela Universidade do México, foi uma das pioneiras do setor de Eventos e Turismo no Brasil.

Iniciou sua trajetória como Diretora de Relações Públicas da Alcântara Machado Feiras, e foi titular de um dos primeiros escritórios de organização de eventos de São Paulo, o Marcondes Machado Congressos e Feiras.

Anna Maria Marcondes Machado foi uma das fundadoras em 1977 da ABEOC Brasil – Associação Brasileira de Empresas de Eventos, e foi sua primeira presidente no período de 1977 à 1979.

Também participou da fundação do São Paulo Convention & Visitors Bureau em 1983, sendo a primeira Diretora Executiva da entidade de 1983 à 1985.

Nos anos 90, Caio Luis de Carvalho, buscou sua experiência para a implantação do Plano Nacional de Municipalização do Turismo, programa que liderou por uma década. Por quatro anos foi coordenadora do PNMT na Embratur.

Seu perfil intransigente e sempre correto pode ser observado em entrevista de 2004, na qual dizia referindo-se às praticas na gestão no PNMT, “Não, era quase proibido perguntar de qual partido era. Funcionava assim: o prefeito vinha e dizia, – ‘eu sou do PT, PMDB’, e eu dizia – ‘sim, a mim não me interessa o seu partido, porque eu não vou contar qual é o meu, e o desenvolvimento do turismo não passa por partido político. Nenhum turista vai chegar ao seu município e perguntar qual é o seu partido? O desenvolvimento, a saúde e a educação não passam por partidos políticos. O que nós estamos fazendo é uma politica de desenvolvimento’. E eu terminava dizendo: – “as ações que vamos fazer em seu município não passam por gerência política”.

Essa era Anna Maria Marcondes Machado. Viveu os últimos 20 anos em Brasília.