Sylvia Mangabeira2

SYLVIA MANGABEIRA – CADEIRA 37

A Cadeira nº 37 foi ocupada em 2011, cinco anos após a fundação da Academia Brasileira de Eventos e Turismo, por Elza Tsumori, Acadêmica-Fundadora da Cadeira nº 37, que indicou Sylvia Mangabeira como Patrona da Cadeira.

Sylvia Stevenson Mangabeira Albernaz, (1927, Campinas – 19 de setembro de 2006, São Paulo), era empresaria e consultora internacional para conceituação e implantação de Convention Bureaux. Formada pela Faculdade Ibero-Americana, em São Paulo, e com cursos de especialização em Marketing e Eventos nos Estados Unidos e na Europa.

Iniciou sua trajetória profissional em 1972, como Diretora da Idiom S/C, agência de receptivo para empresários e missões comerciais estrangeiras em São Paulo. De 1974 à 1979 foi Superintendente Executiva do Departamento de Congressos da Associação Médica Brasileira. Em 1979 criou a DOC Congressos, empresa especializada na organização de congressos, da qual foi Diretora-Presidente até 1992. Paralelamente a sua atuação à frente da DOC Congressos, em 1983 foi contratada como Diretora da Exata Turismo, agência de viagens e operadora. Em 1984 criou a organizadora DOC-FEI – Doc Feiras e Eventos Congêneres.

Foi Vice-Presidente na diretoria que fundou o São Paulo Convention & Visitors Bureau (1983-1986), representando a ABEOC Brasil. Foi ainda primeira presidente mulher do SPC&VB, já na segunda diretoria (de junho à outubro de 1986).

Em 1985 aceitou o convite de João Dória Jr., então presidente do São Paulo C&VB, para ser Superintendente da entidade. Ao longo de quase dez anos no convention atuou em diversos cargos: Vice-Presidente do Conselho Curador da Fundação (1984); Presidente da Diretoria do Conselho Curador (1985); Superintendente Executiva até 1992.

Em março de 1989, na gestão de Carlos Heckmann -superintendente comercial da Varig- como presidente do SP&CVB , lançou o “Destination São Paulo“, primeiro show case da entidade, publicado em inglês, dirigido ao mercado de eventos, negócios, viagens de incentivo e visitors. O lançamento foi feito em noite de gala, na boite Tramp.

Em maio de 1991, Sylvia Mangabeira recebe o Personality Award 1991. A premiação, a primeira da indústria internacional de viagens de incentivo, foi concebida pela direção do EIBTM e do IT&ME – Incentive Travel & Meeting Exhibition, era outorgado a um representante de cada continente que tivesse se destacado pelo desempenho profissional junto à indústria de eventos internacionais.

Em 1992 fundou Sylvia Mangabeira Consultoria em Eventos e Turismo, empresa sucessora da DOC Congressos, onde atuou como Diretora Presidente até 2006.

Nos anos de 1993 e 1994 atuou como Superintendente de Turismo da Secretaria de Esportes e Turismo de São Paulo, coordenando projetos especiais do COTUR- Coordenadoria de Turismo da SEET, como "Núcleos de Turismo", "Turismo Criança", e foi responsável pela editoração da Cartilha de Iniciação ao Turismo. Foi a representante oficial da SEET na feira IT&ME – Incentive Travel & Meeting Executives Show, realizada em setembro de 1993, em Chicago, USA.

De 1995 à 1996 foi Gerente Geral do Show Trade do WTC São Paulo, sendo responsável pela comercialização e execução de eventos no espaço.

Confirmando seu espírito inovador, em 1996 se torna uma das pioneiras dos eventos na era digital, fundando a Esotronic, empresa representante da C-Events.com no Brasil, com um site que oferecia uma extensa listagem de feiras, cursos, congressos, seminários, leilões em vários países do mundo e 82 serviços referentes a uma viagem de negócios. Em 1999 o Esotronic tinha cinco mil eventos cadastrados.

Fez parte de diversas entidades e grupos sociais representativos do trade, como o Clube da Salada Amiga. Em 1982 pelas colegas Chieko Aoki (César Park), Esther Angrisani (Embratur), Rosana Beni (Paulistur), Rutnéa Albuquerque (Vasp) e Lúcia Moreira (Maksoud Plaza) fundaram o Clube da Salada Amiga, formando apenas por mulheres, e que tinha diretrizes parecidas com as do Clube do Feijão Amigo, à época formado majoritariamente por homens. Longe de tornar-se um clube paralelo, o Salada Amiga contou com o apoio e a participação dos fundadores do Feijão Amigo. Incansável, paralelamente às suas atividades regulares, Sylvia Mangabeira também atuou ativamente no associativismo:

  • PCMA – Professional Convention Management Association – Membro (1975-1983)

  • ICCA – International Congress and Conference Association – Membro (1982-1996)

  • Capítulo São Paulo da ABEOC – Associação Brasileira de Eventos e Organizadores de Congressos – Presidente Regional (1983-1985) – Membro (1995)

  • Conselho de Turismo da Federação do Comércio do Estado de São Paulo – Membro (1985-1992)

  • AFEET- Associação Federativa de Executivas de Empresas de Turismo – Vice Presidente(1988)

  • COMTUR – Conselho Municipal de Turismo – Secretária Executiva Adjunta (90-93) Convidada permanente

  • Integrante do Fórum Permanente dos Centros de Convenções da Cidade de São Paulo, órgão do COMTUR

  • Grupo de Trabalho "Marca/Slogan" da Cidade de São Paulo – Coordenadora (1991-1992)

  • FLAFEET – Federación Latinoamericana de Asociaciones de Ejecutivas de Empresas Turísticas – Membro (1991)

  • MPI – Meeting Planners International – Membro (1993)

  • Conselho Fiscal da APIC- Associação Profissional de Intérpretes de Conferência – Membro 93/94, reeleita 94/95 e 96/97

  • ASAE – American Society of Association Executives – Membro

Ministrou cursos extracurriculares e de Pós-Graduação em Eventos e Turismo, na Universidade Anhembi-Morumbí, Faculdade Ibero-Americana de Letras, Fundação Getúlio Vargas, Fundação Casper Líbero e na USP.

Foi ainda palestrante sobre eventos, turismo e convention bureaux em capitais e cidades brasileiras e no Mercosul. Autora de artigos sobre os temas em jornais e revistas no Brasil e no exterior, e com freqüência participava de programas de debates em rádio e televisão.

Sua atuação profissional e associativa foi reconhecida em diversas ocasiões:

  • Prêmio "A MULHER NO TURISMO" – Secretaria de Esportes e Turismo de São Paulo, julho 1989;

  • Prêmio "GIRASSOL DE OURO" – Diploma de consagração resultante de ampla pesquisa nacional atribuído ao melhor desempenho na captação de eventos para São Paulo. – Revista "Feiras e Congressos", setembro 1991;

  • "PERSONALITY AWARD 1991" – representando a América Latina e Caribe, outorgado a um representante de cada continente pela EIBTM – The European Incentive & Business Travel & Meetings Exhibition e IT&ME – International Travel & Meetings Exhibitions. Genebra, Suíça, maio 1991;

  • Troféu de "HONRA AO MÉRITO ABEOC Brasil" por relevantes serviços prestados ao desenvolvimento e profissionalização do mercado de congressos e convenções no Brasil – maio 1992;

  • 1o Troféu "GAROA DE PRATA" – homenagem a personalidades que contribuíram para engrandecimento da cidade de São Paulo. Secretaria de Esportes e Turismo do Estado de São Paulo, julho 1991.

Em 2009 a ABEOC São Paulo, sob a presidência de José Eduardo de Souza Rodrigues, criou a Biblioteca Sylvia Stevenson Mangabeira Albernaz, “homenageando a mulher, a empresária e a dirigente de eventos“.