Brasilio Machado Neto2

Brásilio Machado Neto – Cadeira 24

A Cadeira nº 24 foi ocupada em 2009, três anos após a fundação da Academia Brasileira de Eventos e Turismo, por Vera Simão, Acadêmica-Fundadora da Cadeira nº 24, que indicou Brasílio Machado Neto como Patrono da Cadeira.

Brasílio Augusto Machado de Oliveira Neto (São Paulo, 12 de março de 1900 – São Paulo, 28 de novembro de 1968) foi descendente de personagens ilustres da história de São Paulo e do Brasil, era filho de José de Alcântara Machado de Oliveira, escritor, jurista e professor de Medicina Legal, e neto do Barão Brasílio Machado.Seu bisavô, o Brigadeiro Machado de Oliveira, foi Governador das províncias do Pará e do Rio Grande do Sul, ocupando outros cargos na alta administração do País, no tempo do Império.

Além da ascendência ilustre, era irmão do escritor Antônio Alcântara Machado, membro da Academia Brasileira de Letras, e foi pai de Caio Alcantara Machado, fundador da agência de publicidade Almap e da Alcantara Machado Feiras, criador das Feiras de Negócios e Promocionais no Brasil, e Patrono da Academia Brasileira de Eventos.

A vida de Brasílio Machado Neto foi marcada por intensa atividade de liderança empresarial. Formou-se em Direito pela Faculdade do Largo de São Francisco, em 1923.

Em 1944, assumiu a presidência da Federação do Comércio de São Paulo, instalando a entidade e organizando o comércio sindicalizado. Com o primeiro dos Conselhos Regionais do Senac e do Sesc, instalou e deu rumo aos respectivos serviços no Estado de São Paulo. Em 1952, foi eleito presidente da Confederação Nacional do Comércio. Assumiu, concomitantemente, a presidência dos Conselhos Nacionais do Senac e do Sesc. Em 1960, foi reconduzido à presidência da Federação do Comércio de São Paulo e dos Conselhos Regionais do Senac e do Sesc, sendo reeleito nos períodos subseqüentes, até a sua morte. Foi membro do Conselho da Organização Internacional do Trabalho (OIT), em Genebra, na Suíça, e da Câmara Internacional do Comércio. Foi presidente da Secção Brasileira do Conselho Interamericano do Comércio e Produção e vice-presidente internacional da Comissão Executiva desse mesmo conselho.

Machado Neto também exerceu o cargo de primeiro vice-presidente nacional da Legião Brasileira de Assistência (LBA) e presidente e secretário da entidade em São Paulo.

Paralelamente, dedicou-se à vida político-partidária como membro do Partido Constitucionalista (PC), em 1934, e, posteriormente, como fundador e membro do Partido Social Democrático (PSD), de 1945 a 1965. Deputado Estadual na 1ª Legislatura (1947/51), participou dos trabalhos da Constituinte de São Paulo de 1947. Assumiu a Presidência da Assembléia Legislativa de São Paulo em 12 de março de 1949 e reeleito, cumpriu o mandato até 16 de março de 1951. Ainda exerceu dois mandatos como Deputado Federal (1955/63).