Guillermo Lavallén2

GUILLERMO LAVALLÉN – CADEIRA 05

DATA DE POSSE: 26 de fevereiro de 2007

Guillermo Lavallén (05 de janeiro de 1938, Bunos Aires – 23 de fevereiro de 2010, Buenos Aires) foi empresário e dirigente hoteleiro.

Foi presidente da AHT – Asociación de Hoteles de Turismo de la República Argentina desde 2004 até seu falecimento, em 2010. Era apontado como um dos presidentes mais atuantes da entidade. Foi ainda presidente da FADEHI – Federación de Asociaciones de Empresarios Hoteleros y Gastronómicos Iberoamericanos.

O executivo atuava na hotelaria portenha como diretor do Alvear Palace Hotel.

Graduado em Ciências Políticas, teve uma longa carreira, não só como empresário turístico, mas também exercendo diversos cargos em funções públicas.

Nos anos 70 foi chefe do Gabinete de Asesores de la Honorable Cámara de Diputados de la Nación (Câmara dos Deputados da Argentina), na Comissão de Orçamento e Finanças.

No setor hoteleiro foi diretor da Llao Llao, presidente da Compañía de Seguros Hoteleros e diretor geral do Alvear Palace Hotel, cargo que ocupou até seu falecimento.

No âmbito institucional, foi também presidente da Cámara Junior de Belgrano e da Comisión Directiva de Highland Park Country Club. Ele também era membro da Câmara de Comércio da Argentina.

Em 2007, um ano após a fundação da Academia Brasileira de Eventos e Turismo, foi eleito fundador da Cadeira nº 05 de Acadêmico-Correspondente.